Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 28 de Abril de 2006 às 11:48

    Imprimir


Dois países ampliaram hoje a lista de frigoríficos brasileiros que poderão exportar carnes para seus mercados. China e Equador informaram ao Ministério da Agricultura que vão comprar carnes de um número maior de empresas brasileiras. A China autorizou novos frigoríficos brasileiros a vender frango e carne bovina para seu mercado. De acordo com a secretaria, a China habilitou mais oito estabelecimentos produtores de carne de aves e cinco de carne bovina. Com isso, sobe para dez o número de estabelecimentos de aves e oito de bovinos autorizados a exportar para o país asiático.

A China ainda avalia a habilitação de mais 16 frigoríficos de carne bovina e 16 agroindústrias de aves. A autorização é resultado da visita de uma missão chinesa que esteve no Brasil entre os dias 7 e 20 de março. As plantas de abate de aves autorizadas são dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os frigoríficos de carne bovina habilitados a exportar estão nos estados de Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Até o começo do ano as exportações para lá eram feitas por meio de licenças de importação temporárias. Agora estas plantas ficam permanentemente autorizadas a exportar. "Com essas habilitações, o comércio fica mais estável e o mercado será ampliado", comemorou Ribeiro. Em 2005, a China gastou US$ 86 milhões com as importações de carnes de aves, bovinas, suínas, entre outras, receita 109% superior a de 2004.

No caso do Equador, serão iniciados os embarques de carnes de frango. Para isso, dez empresas que atuam com avicultura foram credenciadas. Além disso, o governo do Equador também noticiou que mais 34 frigoríficos poderão exportar carne suína para esse mercado.

De acordo com a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, a decisão do Equador é resultado de visita de missão equatoriana ao Brasil entre 6 e 24 de fevereiro. Receberam autorização para exportar carne suína para o Equador frigoríficos localizados nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As empresas de abate de aves estão localizadas em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. "Essa decisão reflete a cooperação existente hoje entre os serviços veterinários do Brasil e do Equador, resultando numa maior abertura comercial", avaliou o coordenador da secretaria, Odilson Ribeiro. Atualmente, o Equador importa apenas carne suína do Brasil. Os embarques de frango serão os primeiros.

No ano passado, o país comprou cerca de US$ 1,4 milhão do produto do Brasil. O faturamento cresceu cerca de 346% no ano passado na comparação com 2004.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304213/visualizar/