Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 28 de Abril de 2006 às 09:49

    Imprimir


Pela primeira vez a Festa Internacional do Pantanal recebe uma grande estrutura para expor o Turismo Rural. "É um projeto novo, que surgiu em 2003 e hoje temos aqui vinte experiências diferentes expostas, esperando pela visita do público’’, disse o coordenador de Turismo Rural da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Turismo (Sedtur), Geraldo Donizete.

O estande chama atenção pela diversidade. Há no espaço exposição de trabalhos artesanais feitos por cooperativas e comunidades praticamente de todas as regiões do Estado.

A Cooperagrepa de Terra Nova, por exemplo, agrega dez municípios e está expondo cinco produtos certificados pelo selo Ecocert, responsável pelo monitoramento dos produtos (guaraná em pó; melado, açúcar mascavo; castanha e café). “Este selo dá a garantia de que nos nossos produtos não há elementos químicos’’, lembrou Sibele Rejane Basso, responsável pela exposição.

O “Turismo no Espaço Rural e Natural”, como está sendo chamado, objetiva promover o desenvolvimento rural sustentável, através da implantação e do fortalecimento das atividades turísticas pelo agricultores familiares, integrado aos arranjos produtivos locais, agregando renda e gerando postos de trabalho no meio rural e com a melhoria das condições de vida.

Outro exemplo é o ProjetoTrilhas do Alimento, feito por filhos de assentados do Assentamento Rural 14 de Agosto, de Campo Verde. O projeto é visto como uma alternativa para a geração de emprego e renda local, fortalecendo e valorizando a agricultura familiar.

O Trilhas do Alimento é administrado por um grupo de jovens, que é composto atualmente por 27 membros, envolvidos diretamente com o projeto.

“Esse projeto recebeu o nome de Trilhas do Alimento, porque tem como vertente a educação , que compreende a agroecologia, a dimensão social e o meio ambiente”, explicou o engenheiro agrônomo, Carlos Henrique Checoli, responsável pelo projeto.

“O Turismo Rural é o mesmo que turismo solidário, pois não é caro, mas é de grande importância para as comunidades. Ele dá oportunidade aos pequenos produtores que não tem renda alta para pagar um turismo caro”, completou Geraldo Donizete.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304236/visualizar/