Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 27 de Abril de 2006 às 09:53
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, anunciou ontem, durante as comemorações de 55 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), no Palácio do Planalto, o reajuste e o aumento do número de benefícios em várias categorias de bolsas concedidas pela agência.

As bolsas de Iniciação Científica – que em 2006 alcançarão 22 mil bolsistas, espalhados por cursos de graduação em todo o País – serão equiparadas ao salário mínimo, de R$ 350. Já as bolsas de Produtividade em Pesquisa, divididas em diversas categorias, chegarão a marca de 10 mil bolsistas, e receberão um aumento médio de 10% em seus valores. Em 2005, o CNPq concedeu 19 mil bolsas de Iniciação Científica e nove mil de Produtividade em Pesquisa.

Durante a cerimônia, o ministro elogiou o papel de destaque do CNPq na construção do sistema nacional de C&T. Ex-bolsista de Iniciação Científica (1961/62) e de pós-doutorado no exterior (1965/67), Rezende declarou que a agência foi a “entidade que mudou o curso da história da Ciência e Tecnologia no País”, transformando o Brasil na maior comunidade científica da América Latina, e o 17º país com a maior produção científica mundial.

O vice-presidente da República, José Alencar, também participou da cerimônia e destacou os avanços da ciência e tecnologia no País. Ele citou a liderança nacional na exportação de grãos, a competitividade no mercado internacional de aviação, a participação em redes mundiais de pesquisas, e a recém-alcançada auto-suficiência de petróleo como resultados diretos dos investimentos em C&T e dos esforços pessoais e determinação dos cientistas brasileiros.

O físico da Universidade de São Paulo, Sérgio Mascarenhas Oliveira, um dos agraciados como pesquisador emérito do CNPq, parabenizou os avanços alcançados pela Agência. E acrescentou que o próximo e importante passo é o incremento à divulgação científica. Para ele, a Ciência e Tecnologia ainda não fazem parte da cultura nacional, e ações de divulgação científica – como, por exemplo, a ida do cosmonauta Marcos Pontes ao espaço – são importantes para mostrar e convidar a sociedade a participar dos avanços e benefícios proporcionados.

Premiações Durante a cerimônia também foram homenageados servidores, pesquisadores e parceiros que colaboraram com as atividades do CNPq e com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no País. Também foi relançado o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, que teve sua última edição no ano 2000. Ele será concedido anualmente a um pesquisador de qualquer área do conhecimento que tenha prestado relevante contribuição nos campos da ciência e tecnologia. Por fim, também foram homenageados cinquenta e cinco servidores do CNPq com 25 anos de serviços prestados à agência, além de ter sido entregue o Prêmio Desempenho e Qualidade, concedido ao servidores de destaque pela dedicação e contribuição ao desempenho do CNPq.

Este ano o diploma de Pesquisador Emérito do CNPq, título concedido a pesquisadores pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica e por seu renome junto à comunidade científica, será concedido a nove pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento: a Aïda Espínola, Gláucio Ary Dillon Soares, Jesus Santiago Moure, Ramayana Gazzinelli, Rogério Cezar de Cerqueira Leite, Wladimir Lobato Paraense, Sérgio Mascarenhas de Oliveira, Paschoal Ernesto Américo Senise e José Goldemberg.

Além disso, serão homenageados a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Associação dos Servidores do CNPq (ASCON), os Deputados Federais Ariosto Holanda, Carlito Merss, Eduardo Campos, Renato Casagrande, Nazareno Fonteles, Walter Pinheiro, Júlio Semeghini, Alex Canziani e o ex-secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do MCT, Rodrigo Rollemberg.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304368/visualizar/