Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 25 de Abril de 2006 às 07:24

    Imprimir


Os buracos negros são os "motores" mais eficientes e mais ecológicos do Universo, disseram nesta segunda-feira astrofísicos americanos, que conseguiram, pela primeira vez, mensurar seu funcionamento.

Os buracos negros são 25 vezes mais eficientes do que o motor com o mais alto rendimento já construído pelo homem, disse hoje Steve Allen, da Universidade Stanford (Califórnia, oeste), principal autor da pesquisa.

"Se pudéssemos fazer um motor de carro tão eficiente (quanto um buraco negro), poderíamos percorrer 1,6 bilhão de quilômetros com um galão de gasolina (de 3,8 litros)", completou Allen. "É impossível ser mais ecológico", brincou.

Usando o telescópio espacial americano de raios X Chandra, os cientistas que publicaram o estudo conseguiram avaliar a massa de gás quente absorvida por nove buracos negros antigos, assim como o fluxo de partículas de alta velocidade expulso, que era invisível até então.

Este fenômeno corresponde ao funcionamento de um motor cósmico, completou Allen. Segundo ele, os buracos negros mais antigos e ultraeficientes parecem desempenhar um papel-chave para manter uma certa ordem nas grandes galáxias, impedindo a eclosão de um grande número de estrelas. De acordo com os pesquisadores, os buracos negros parecem impedir que as galáxias invadam as vizinhas.

As galáxias nas quais os buracos negros foram observados são maiores que a nossa, a Via Láctea, e se situam a distâncias que vão de 50 a 400 milhões de anos-luz.

Um ano-luz é a distância percorrida no vazio pela luz em um ano, ou seja, 9 trilhões e 450 bilhões de quilômetros.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304830/visualizar/