Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 24 de Abril de 2006 às 15:05

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve inaugurar, no dia 30 de junho, o novo terminal do aeroporto Marechal Rondon (Várzea Grande/Cuiabá), na sua última cerimônia pública permitida pela legislação eleitoral, antes do início da campanha, da qual concorrerá à reeleição.

Segundo fontes da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária), Lula vai lançar também o concurso público para a elaboração do projeto arquitetônico do novo terminal que será construído do outro lado da pista, com fingers de acesso e já dentro das novas normas do Departamento de Aviação Civil (DAC).

O novo terminal é necessário porque o que vai ser inaugurado no dia 30 de junho já deve nascer sobrecarregado. Esse terminal foi projetado para um volume de passageiros de 700 mil/ano, mas o velho terminal, que se sustenta em frágeis colunas, fechou 2005 com 900 mil passageiros ano.

As obras de ampliação do terminal, vale ressaltar, só foram viabilizadas graças ao esforço pessoal do deputado federal Ricarte de Freitas, do PTB, que "arrancou" um compromisso da diretoria da Infraero para liberação de R$ 32 milhões para o término do projeto, marcado pela polêmica e por irregularidades contratuais.

O Tribunal de Contas da União (TCU) chegou a impedir novas liberações para a obra, diante as irregularidades e contou com o aval da Infraero, que não engoliu a "enrolação" da Triunfo, construtora que venceu a licitação.

Na condição de líder do PTB, Freitas "freou" uma liberação de centenas de milhões de reais para que a Infraero desse continuidade às obras em outros 25 aeroportos do país. Era uma dinheirama pra todo mundo, menos para o Marechal Rondon.

A liberação ia ser feita através de um acordo de líderes e sem a assinatura de um lídere sequer o processo não anda no Congresso Nacional. Aí Freitas pediu para ficar no papel de líder do PTB e botou o pé no pescoço da diretoria da Infraero, do TCU e conseguiu o acordo necessário para liberar os recursos para o Marechal Rondon e de quebra obteve compromisso de mais recursos para as futuras obras.





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304932/visualizar/