Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 20 de Abril de 2006 às 16:30

    Imprimir


A Polícia Militar de Mato Grosso comemorou antecipadamente, nesta quinta-feira (20), o Dia do patrono das Polícias Militares do Brasil – Joaquim José da Silva Xavier -Tiradentes, que é 21 de abril. Para marcar o dia, a instituição realizou solenidade de promoção de 48 oficiais, a entrega do espadim aos alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO I) e desfile cívico militar.

O governador Blairo Maggi, secretários de Estado, comandante da Polícia Militar, coronel Leovaldo Sales e demais autoridades acompanharam a apresentação de quatro novos coronéis, posto máximo na Corporação e dos promovidos com as demais patentes.

Maggi lembrou que a partir de agora as promoções, que eram realizadas duas vezes por ano, dependerão das aposentadorias, já que o quadro de oficiais está completo e com coronéis ainda jovens. “Estamos investindo agora na qualificação dos homens da Polícia Militar , inteligência científica e tecnologias, como é o caso dos monitoramentos eletrônicos”, afirmou.

O coronel Raimundo Francisco, que assumiu o mais alto posto na Polícia Militar na solenidade desta quinta-feira, aos 41 anos de idade e 22 na instituição, disse que a cada conquista na carreira aumenta também a responsabilidade. “Receber esta patente para mim é de uma relevância muito grande. Eu que comecei como soldado em Rondonópolis há mais de vinte anos, chegar ao último posto é a prova de que construí bem a minha carreira, sou único coronel hoje promovido que começou como soldado”, destacou.

Além do coronel Raimundo Francisco, também foram promovidos a coronel: Gilson Farid, Antônio Moraes e Luís Cláudio Monteiro.

Para o recém promovido tenente-coronel Alexander Torres Maia, a promoção faz parte da história da Polícia Militar, mas é um reconhecimento do trabalho desempenhado pelos militares na defesa da população. “É uma realização. Nós somos homens que temos família, que nos privamos muitas vezes do descanso, do lazer, de estar com os nossos e quando somos promovidos vemos o nosso trabalho sendo reconhecido,” ressaltou o tenente-coronel Maia.

Atualmente o tenente-coronel Maia faz parte do quadro de oficiais da Casa Militar e exerce a função de chefe de gabinete do governador. O outro ajudante de ordens do governador, Eumar Novacki, também foi promovido a major.

A promoção ocorre por antiguidade e merecimento. No caso de merecimento, existe uma comissão de promoção composta por seis oficiais que junto com a ficha pessoal de cada candidato define quem será beneficiado.

Os oficiais promovidos a tenente-coronel, têm em média 17 a 20 anos de tempo na corporação e os coronéis de 20 a 25 anos de trabalho.

Os alunos do primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais receberam o Espadim Tiradentes, que os coloca na posição de cadetes. “A partir de agora eles andam fardados e ao final dos três anos de curso serão aspirantes a oficiais, por seis meses, e em seguida assumem a patente de segundo tenente”, explicou Leovaldo Sales.

Participaram da solenidade o secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson; secretário Chefe da Casa Civil, Antônio Kato; secretário de Meio Ambiente, Marcos Machado; secretária de Educação, Ana Carla Muniz; secretário de Planejamento, Yênes Magalhães; secretário de Administração, Geraldo De Vitto e a secretária de Ciência e Tecnologia, Ilma Grisoste, dentre outras autoridades.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário