Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 20 de Abril de 2006 às 07:29
Por: Bruno Garcia

    Imprimir


O manifesto denominado “Grito do Ipiranga” pode deixar a região Norte de Mato Grosso isolada do restante do Estado e do País a partir deste sábado. Os produtores planejam bloquear parcialmente a rodovia BR 163, principal via de acesso à região Norte mato-grossense em quatro pontos distintos.

Inicialmente, eles pretendem impedir a entrada de caminhões que estejam transportando insumos agrícolas e a saída dos carregamentos de grãos da região. Também está sendo discutida a possibilidade dos produtores decretarem moratória das dívidas dos produtores com os bancos. A princípio, a BR 163 será bloqueada nas entradas das cidades do eixo da rodovia: Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop. Todavia, existe a possibilidade, caso essa primeira estratégia não tenha reflexos positivos, de o acesso à região Norte ser bloqueado na cidade de Jangada. O protesto ampliado foi impulsionado pelo manifesto chamado “Carta aberta de Ipiranga do Norte”, que começou na última segunda-feira, e se restringia somente ao bloqueio da saída de grãos dos 32 armazéns da cidade, localizada a 162 quilômetros de Sinop. Rapidamente as manifestações ganharam projeção estadual e agora apresentam sinais de adesão nacional.

ADESÕES - O movimento conta com a simpatia de produtores de Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Sensibilizaram-se com a situação crítica de Ipiranga do Norte especialmente os sindicatos rurais de Sinop, Sorriso, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

Hoje à noite serão realizadas reuniões simultâneas nos sindicatos rurais das cidades integrantes do Nortão, onde cada unidade reforçará o posicionamento do manifesto aos produtores e pedirá empenho a todos. No caso de Sinop (503 quilômetros ao Norte de Cuiabá), o encontro acontecerá na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas da cidade (CDL), às 19h. “Esperamos a participação da maioria dos produtores, pois é imprescindível mostrarmos força neste momento de crise”, reforça o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan.

Na sexta-feira será realizada uma reunião ampliada com todos os representantes de sindicatos da região na sede do Sindicato Rural de Sorriso, às 19h, onde ficarão definidas todas as ações do manifesto “Grito do Ipiranga”, no sábado.

CARTA ABERTA - O presidente da comissão provisória do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte, José Nilton Mafra, declarou que o manifesto na cidade superou as expectativas dos organizadores, tanto em função da adesão dos produtores da região quanto da repercussão do movimento. “Sentimos a dor da crise na raiz dos nossos dentes, bem antes de outros municípios, pois além de sermos menores a nossa economia é ligada 100% ao setor produtivo, em conseqüência disso demos o nosso grito antecipadamente”.

Um dos principais organizadores do protesto, José Nilton, enfatizou que grande parte dos armazéns está apoiando o movimento. “A maior parte dos armazéns fica na zona rural e o bloqueio da saída de grãos ficaria difícil de ser realizado, mas como eles também foram afetados pela crise, a colaboração com o movimento foi total”.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/305498/visualizar/