Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 18 de Abril de 2006 às 08:43

    Imprimir


Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, a Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça, no Palácio da Instrução, homenageia Monteiro Lobato, o mais popular escritor infantil do Brasil, com uma série de atividades para as crianças durante toda a terça-feira (18.04).

Este é o quarto ano consecutivo que a Biblioteca comemora o Dia do Livro Infantil, que foi criado em homenagem a Monteiro Lobato. Este ano a programação conta com a encenação do “Diálogo entre a boneca e o sabugo”, parte do livro Memórias de Emília, onde a boneca conta suas histórias e chama o Visconde de Sabugosa para ajudá-la. Ela ditaria e o Visconde faria as vezes de "escrivão".

Uma oficina de origami, dobraduras de papel, também faz parte da programação. Os personagens de papel serão construídos a partir da contação de histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo, representadas com a orientação de Fernando Velasco, Funcionário da Biblioteca.

Todo o material necessário para a oficina de dobradura de papel como tesoura, papel, giz de cera e lápis de cor será disponibilizado pela Biblioteca.

A programação desta terça-feira, será ministrada, coordenada e representada pelos próprios funcionários da biblioteca.”É a primeira vez que os funcionários da Biblioteca desenvolvem atividades artísticas e pedagógicas de um evento como este, mostrando outras qualidades das pessoas que aqui trabalham”, declara Josilda Eva Campos, técnica de Desenvolvimento Econômico e Social.

As atividades que comemoram o Dia do Livro Infantil na Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça começam a partir das 9h com pausa para o almoço às 11h. Reiniciam às 14h. Serão atividades desenvolvidas junto às escolas públicas e privadas da Baixada Cuiabana. “Esse tipo de atividade aguça a criatividade na infância e estimula a leitura”, explica Josilda.

“Um país se faz com homens e livros”

A célebre frase é de José Bento Monteiro Lobato nascido na cidade de Taubaté, no estado de São Paulo, em 1882. Filho de fazendeiros, morou na fazenda até terminar o colegial. Pensou em cursar Belas Artes, mas desencorajado pela família acabou formando-se em Direito.

A maior parte da obra de Monteiro Lobato reúne textos escritos para revistas e Jornais. Envolvido com grandes causas de seu tempo, o criador da boneca de pano Emília comprometeu-se com campanhas de defesa do meio-ambiente, saúde e reforma agrária.

Arrebatava o público com artigos instigantes, que hoje, constituem um precioso retrato da época com caráter social, político e cultural da época.

Lobato era dono de um estilo próprio único, abusava da simplicidade da linguagem e da ironia, compreensível ao grande público. Revelou o universo rural, até então ignorado pelos escritores de gabinete que ele tanto criticava. “A nossa literatura é fabricada na cidade por sujeitos que não penetram nos campos por medo dos carrapatos”, dizia. Morreu no dia 04 de julho de 1948 vítima de um derrame cerebral.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/305721/visualizar/