Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 15 de Abril de 2006 às 18:04

    Imprimir


Os Tigres do Tamil disseram neste sábado que estão se retirando das negociações de paz com o governo do Sri Lanka, provocando temores de que a ilha possa cair novamente na antiga guerra civil de duas décadas. Segundo os Tigres, sua retirada das negociações (marcadas para acontecer em Genebra com o objetivo de salvar o cessar-fogo intermitente de 2002) é devida a problemas com os pedidos de salvo-conduto para o transporte dos comandantes rebeldes.



Os Tigres estavam apreensivos com os planos da marinha do Sri Lanka de monitorar um barco que deveriam ter levado os comandantes sediados no leste e seus observadores nórdicos no sábado para a base norte dos Tigres, afirmou a liderança do secretaria de paz dos Tigres.

"É muito importante que encontremos nossos comandantes", disse S. Puleedevan. "Cancelamos o transporte. Se não pudemos encontrá-los, Genebra está descartada."

O major-general sueco Ulf Henricsson, líder da desarmada Missão de Monitoramento do Sri Lanka, que monitora a trégua, disse que os Tigres concordaram em permitir que a marinha monitorasse a embarcação rebelde à distância.

Se os rebeldes não sabiam disso, eles não leram a papelada direito, afirmou.

"Estou preocupado com a situação do povo do Sri Lanka de todos os grupos étnicos", declarou Henricsson à Reuters no lado de fora do escritório da missão de monitoramento em Batticalao, enquanto um comboio rodoviário para transportar comandantes rebeldes se preparava para partir.

"Aqueles em posições de responsabilidade de ambos os lados não estão agindo pelos interesses do povo."

Na sexta-feira, o governo havia concordado em adiar a negociação de paz marcada para a próxima semana em Genebra até 24 e 25 de abril, depois de os Tigres exigirem que seus comandantes no leste recebessem um helicóptero ou um salvo-conduto nas embarcações até a capital de fato, Kilinochchi.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306098/visualizar/