Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 13 de Abril de 2006 às 02:17
Por: Andréa Martins

    Imprimir


Em busca de acabar com a exclusão social no âmbito escolar, a assessora pedagógica do município de Pontes e Lacerda (a 483 Km de Cuiabá), Rosa Maria Nunes Pereira e a professora Clair Lucato, decidiram oferecer uma formação continuada, com o objetivo de melhorar a inclusão social, por meio da educação. O projeto, que se chama “Educar na Adversidade”, teve início no dia 06 deste mês e termina nesta quarta-feira (12.04).

Rosa explica que, ao todo, 130 professores das redes estadual e municipal de educação participam da formação. Conforme ela, durante o curso, os participantes foram levados a refletir sobre quais são as práticas de exclusão social que acontecem no âmbito escolar e quais são as atitudes pedagógicas que devem ser adotadas em sala de aula pelos professores para combater qualquer tipo de discriminação, seja ela pedagógica, social ou étnico-racial.

“Estive, juntamente com a Clair em agosto do ano passado em Brasília participando de um curso de Inclusão Social oferecido pelo Ministério da Educação (MEC). Agora, estamos compartilhando o conhecimento adquirido durante esta formação com os docentes que trabalham em nosso município. Eles, por sua vez, irão compartilhar esses ensinamentos com os alunos. Acabar com a exclusão social é uma obrigação de toda a sociedade”, ressaltou Rosa.

A assessora pedagógica destacou ainda, que a iniciativa beneficiará indiretamente mais de 11 mil alunos. “Os professores já estão colocando em prática todos os aspectos refletidos durante o curso e os resultados têm sido positivos”.

É o caso da professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Vale do Guaporé, Maria do Carmo Quintino, que participa da formação. Ela conta que já iniciou o trabalho de inclusão social em sala de aula, por meio de leituras de textos e relatos de histórias que abordam a discriminação.

“Em uma das turmas que leciono há um caso de um aluno que é especial e ainda trabalha como engraxate e ele era discriminado pelos colegas. Consegui reverter esta situação, levando-os a repensar essa atitude”, finalizou.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306466/visualizar/