Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 10 de Abril de 2006 às 08:39

    Imprimir


Apenas nos três primeiros meses deste ano, a Coordenadoria de Fiscalização e Controle da Superintendência do Procon, abriu 40 processos administrativos contra empresas instaladas em Cuiabá. A coordenadoria é responsável pela fiscalização dos fornecedores no Estado. As fiscalizações repressivas tem como finalidade produzir uma adequação geral no mercado de consumo, isto é, o cumprimento da legislação.

Dentre os setores fiscalizados estão promoções de shows e eventos culturais, parques de diversões, cinemas, clubes recreativos, lojas de móveis e eletrodomésticos, lojas de cosméticos, lojas de vestuário e similares, hospitais, escolas, lojas de materiais de construção, postos de combustíveis, lanchonetes e sorveterias, bares, restaurantes e casas noturnas, hotéis, pousadas e similares, motéis, açougues, panificadoras, supermercados e mercearias, estabelecimentos assistenciais à saúde e lojas de artesanato.

No ano de 2002, apenas 881 fiscalizações foram realizadas pelo setor, mas em 2003 e 2004, o número de ações aumentou, respectivamente, para 1.124 e 1.098. Já em 2005, 1.080 ações foram realizadas, sendo 214 repressivas, 204 preventivas e 522 diversas. Ao todo, 80 autos de infração foram instaurados e 894 estabelecimentos visitados. Apenas em Cuiabá, 425 estabelecimentos receberam a visita do Procon-MT e 80 foram autuados. Estabelecimentos de outros 13 municípios também passaram por fiscalização neste mesmo ano.

“Tendo como objetivo o cumprimento da legislação consumerista, recebemos denúncias e prestamos orientação aos consumidores, pessoalmente e por telefone, atendemos solicitações de outros órgãos e instituições como o Ministério Púbico, além de instaurar investigações preliminares e autuar os estabelecimentos pelo descumprimento da legislação de proteção e defesa do consumidor”, informou Ivo Vinícius Firmo, Coordenador de Fiscalização e Controle do Procon.





Fonte: 24

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306946/visualizar/