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Politica Brasil
Quarta - 05 de Abril de 2006 às 14:01
Por: Elzis Carvalho

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O estudo de impacto ambiental deve custar à Ferronorte cerca de R$ 2 milhões. Sem esse levantamento, a chegada dos trilhos até Cuiabá fica inviabilizada. Puxando a fila, na Assembléia Legislativa, para viabilizar esse montante, o deputado Chico Daltro (PP) propôs aos colegas destinarem parte dos recursos das emendas de 2006 para viabilizar o projeto.

Contudo, o governador Blairo Maggi (PPS) deu um prazo de 15 dias para as empresas responsáveis pelos trilhos, Brasil Ferronorte e a Ferronorte, segundo Chico Daltro, para apresentar o cronograma de investimentos e liberação dos R$ 2 milhões para realizar o estudo ambiental.

Chico Daltro afirmou que em nível de Câmara Municipal de Cuiabá essa idéia já foi encampada pelos 19 vereadores. Segundo Daltro, eles podem destinar para a pesquisa cerca de R$ 500 mil. O trecho que ainda falta ser realizados os estudos é do distrito de Mineirinhos, em Rondonópolis, até Cuiabá.

A discussão, segundo Chico Daltro, foi colocada em pauta durante reunião realizada ontem (4) no Palácio Paiaguás com o governador Blairo Maggi (PPS), várias entidades da sociedade cuiabana, o Fórum Pró-Ferrovia Cuiabá, a direção da Ferronorte, Elias Negri e o presidente da Brasil Ferrovias, Guilherme Lacerda.

“Uma empresa como a Ferronorte que já investiu mais de R$ 1 bilhão e tem mais R$ 1 bilhão para ser investido até chegar em Cuiabá não pode ter o projeto travado por causa de R$ 2 milhões. É muito pequeno em questão de volume de investimentos já realizados”, destacou Chico Daltro.

Chico Daltro lembrou das inúmeras parcerias, para a execução de obras, que Maggi tem feito com o Governo federal. Uma delas, segundo o parlamentar, foi à destinação de recursos para a pavimentação de BR-158. “O governo do Estado entrou com 50% do custo total da obra, estimado em R$ 32 milhões. Na qual cada deputado estadual investiu R$ 500 mil, de suas emendas”, observou Chico Daltro.

Para o parlamentar, à falta de agilidade no estudo pode emperrar ainda mais a chegada dos trilhos até Cuiabá. Segundo Chico Daltro, não adianta a Ferronorte viabilizar os recursos e não se ter pronto os estudos de impacto ambiental. “Isso é um entrave que precisamos eliminá-lo. Para que empresários do Brasil e do mundo invistam em Cuiabá”, ressaltou Daltro.





Fonte: Da Assessoria AL

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