Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 05 de Abril de 2006 às 06:20

    Imprimir


O gengibre, além de aliviar náuseas e reduzir inflamações, também pode ser uma arma importante na luta contra o câncer de ovário, revelaram hoje pesquisadores do Centro Integral sobre Câncer da Universidade de Michigan.

Os resultados sugerem que o rizoma pode reduzir a resistência das células cancerígenas aos tratamentos convencionais de quimioterapia.

Os pesquisadores descobriram que o gengibre causa a morte das células cancerígenas de duas formas, pela apoptose e pela autofagia.

Na apoptose, o gengibre provoca o suicídio das células. Pela autofagia, elas se eliminam mutuamente.

Os resultados finais serão apresentados durante uma reunião anual da Associação Americana de Câncer, que acaba amanhã, quarta-feira, em Washington.

"Em múltiplas linhas de células cancerígenas, descobrimos que a morte celular induzida pelo gengibre tem um índice similar ou melhor que o da quimioterapia usada para tratar o câncer de ovário", afirmou Jennifer Rhode, do Departamento de Ginecologia Oncológica da Escola de Medicina da Universidade de Michigan.

Os cientistas, liderados por Rebecca Liu, professora auxiliar de Obstetrícia e Ginecologia na universidade, utilizaram gengibre em pó, dissolvido numa solução e colocado num cultivo de células cancerígenas provenientes do ovário.

O próximo passo agora é aplicar o experimento em animais e, se os estudos se confirmarem, a quimioterapia convencional não teria mais função, disse Liu.

Segundo a Sociedade do Câncer dos EUA, o câncer de ovário deverá atacar mais de 20 mil mulheres este ano no país, causando a morte de cerca de 15 mil.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/307971/visualizar/