Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 29 de Março de 2006 às 19:00

    Imprimir


O Museu do Prado de Madri exibirá no terceiro trimestre de 2007 a exposição Fábulas Pintadas, dedicada ao artista espanhol Diego Velázquez (1599-1660), que será mostrado como "pintor de história" sagrada e mitológica.

O diretor da pinacoteca, Miguel Zugaza, explicou nesta quarta-feira no Senado espanhol o programa do Museu para 2007. Ele afirmou que a exposição de Velázquez será a primeira temporária depois da ampliação do museu, projetada pelo arquiteto Rafael Moneo.

Ele pretende contar com a "A Vênus do espelho" e outras obras da coleção da National Gallery, de Londres, uma instituição que possui quadros "importantísssimos" de Velázquez, como Cristo em casa de Marta e Maria, A Imaculada ou São João, todos bem adequados ao tema da mostra, segundo Zugaza.

"Vimos o Velázquez de Sevilha e o Velázquez retratista, mas não o vimos como pintor de história", disse o diretor.

A exposição será a primeira dedicada a Velázquez desde a grande retrospectiva exibida entre janeiro e março de 1990, com 79 telas, e que atraiu quase meio milhão de pessoas de todo o mundo.

Além disso, entre fevereiro e maio de 2007, o Prado exibirá uma coleção de obras de Jacopo Robusti Tintoretto (1519-1594). Será a primeira retrospectiva dedicada ao artista italiano pelo museu, que possui muitas obras suas, entre elas o famoso O Lavatório.

O diretor do Prado acrescentou que a ampliação do Museu será inaugurada, numa data ainda a ser marcada, no segundo trimestre de 2007, com uma exposição dedicada aos "Mestres modernos do Prado".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/308951/visualizar/