Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 29 de Março de 2006 às 12:04

    Imprimir


O ex-presidente liberiano Charles Taylor, processado por crimes contra a humanidade, foi preso nesta quarta-feira quando tentava fugir da Nigéria após menos de dois dias de fuga, e deve ser expulso imediatamente, o que permitirá o seu comparecimento diante da Justiça. "O senhor Taylor foi preso na manhã desta quarta-feira em Gamboringala, no estado de Borno. Está neste momento com agentes das forças de segurança. Será transferido de avião para Abuja posteriormente", declarou o porta-voz da polícia nigeriana, Haz Iwendi.

O presidente nigeriano, Olusegun Obasanjo, que realiza uma visita oficial aos Estados Unidos, ordenou a expulsão imediata de Taylor para a Libéria para que seja entregue às autoridades desse país, declarou pouco depois o ministro nigeriano da Informação, Frank Nweke. Este anúncio permitirá uma transferência do ex-militar eleito presidente em 1997 para o Tribunal Especial para Serra Leoa - jurisdição mista apoiada pela ONU instalada em Freetown -, que o processou em 2003 por crimes contra a humanidade e crimes de guerra.

Charles Taylor, 58 anos, é considerado um dos principais responsáveis pelas guerras civis que devastaram durante quase 15 anos o seu país e a vizinha Serra Leona, deixando mais de 400 mil mortos. Vivia exilado na Nigéria desde que teve que abandonar o poder em 2003, pressionado por uma rebelião. A presidência nigeriana anunciou nesta terça-feira que o ex-presidente liberiano havia desaparecido na noite anterior, três dias depois da decisão de Abuja de entregá-lo às autoridades de Monróvia.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309022/visualizar/