Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 29 de Março de 2006 às 11:25

    Imprimir


Depois de muito estudo em cima de nanotubos de carbono, cientistas estão se dedicando agora a pesquisas com nanotubos feitos de um material diferente, pouco estudado, mas igualmente interessante - o óxido de cério. O cério é o elemento químico de número atômico 58, cujo nome é homenagem ao asteróide Ceres. O óxido de cério, vulgo "céria", por sua vez, é comumente utilizado como catalisador em fornos auto-limpantes e na indústria do petróleo.

As pesquisas pioneiras com nanotubos de céria estão sendo conduzidas pelo Laboratório Nacional Brookhaven, do Departamento de Energia dos EUA, sob a batuta do químico Wei-Qiang Han.

Estes nanotubos têm aplicação potencial como catalisadores em sistemas de controle de emissões em veículos e em células de combustível, indiretamente beneficiando no futuro aparelhos eletrônicos e computacionais portáteis que poderão ser alimentados eletricamente por baterias a hidrogênio.

Baterias de hidrogênio para notebooks são uma realidade já quase ao nosso alcance, conforme foi recentemente demonstrado no 23º Seminário Internacional sobre Baterias, realizado há poucas semanas na Flórida, EUA. Na ocasião, a empresa Millenium Cell alimentou eletricamente um notebook PC Mobile Power System (MPS) da Intel com o protótipo de uma bateria de hidrogênio de 15 Watts. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do laboratório, em http://snurl.com/obzi.





Fonte: Magnet

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309031/visualizar/