Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 29 de Março de 2006 às 06:24

    Imprimir


O ex-presidente liberiano Charles Taylor, que estava desaparecido desde a última segunda-feira, foi detido pela Polícia da Nigéria, informaram hoje fontes oficiais. Taylor, de 57 anos, acusado de crimes contra a Humanidade em um Tribunal Especial de Serra Leoa apoiado pela ONU, foi detido hoje perto da fronteira na cidade de Gamboringala, na região nordeste da Nigéria, perto da fronteira com Camarões.

O porta-voz policial Haz Iwendi disse que a detenção foi realizada na manhã desta quarta-feira, sem especificar a hora, e que posteriormente Taylor será levado por avião à capital Abuja.

O ex-governante liberiano se encontrava asilado na Nigéria desde que abandonou o poder, em agosto de 2003.

Vivia em uma mansão da cidade de Calabar (sudeste), mas as autoridades da Nigéria disseram ontem que desde a noite anterior estava desaparecido.

O Governo da Nigéria ordenou a detenção das pessoas encarregadas de vigiá-lo, e inicialmente disse que não podia confirmar se Taylor tinha escapado ou mesmo se tinha sido seqüestrado.

A presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, tinha pedido a extradição de Taylor, mas preferia enviá-lo diretamente a Serra Leoa para responder às acusações levantadas contra ele nessa nação.

O Tribunal de Serra Leoa quer julgar Taylor por sua responsabilidade na guerra civil de dez anos que assolou o país entre 1991 e 2002. O ex-presidente é acusado, entre outras coisas, de apoiar grupos rebeldes em troca de diamantes contrabandeados.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309184/visualizar/