Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 28 de Março de 2006 às 23:25

    Imprimir


O candidato presidencial peruano Ollanta Humala demitiu seu porta-voz, Daniel Abugattas, por ter ofendido a primeira-dama do Peru, Eliane Karp, num incidente que hoje está monopolizando as manchetes da imprensa local.

Abugattas, de ascendência árabe, não conseguiu um visto israelense para viajar aos territórios palestinos. Ele acusou Karp, de origem judia, de ter sido responsável pelo veto. Por isso a chamou de "filha-da-puta", numa entrevista publicada domingo pelo diário "La República".

Ontem à noite, na cidade de Tacna, onde fazia campanha, Humala disse que Abugattas não será mais seu porta-voz. De agora em diante, ele vai se limitar a sua própria campanha como candidato a um posto no Congresso.

O presidente peruano, Alejandro Toledo, pediu hoje a Humala, favorito nas pesquisas de intenções de voto para as eleições de 9 de abril, que tire Abugattas da sua lista de candidatos ao Parlamento.

"Não é bom que o Peru e o mundo vejam que este será o perfil dos que querem governar a pátria", opinou Toledo. "Não é só uma ofensa a minha mulher, à primeira-dama, mas à mulher peruana", acrescentou, durante a comemoração do seu aniversário, no Palácio de Governo.

O presidente disse que não aceitou o pedido de desculpas de Abugattas, porque ele acrescentou que estava disposto a dizer pessoalmente a Karp o mesmo que havia dito na entrevista. E ainda repreendeu Toledo por não ter sido "homem para defender os interesses do país".

"Decida, você vai pedir desculpas ou vai continuar insultando?", disse o governante peruano.

Como o presidente exigiu uma retratação pública, Humala respondeu na segunda-feira que ele e sua mulher, Nadine, lamentavam o incidente. E acrescentou que Abugattas agiu por conta própria e já deixou o posto de porta-voz.

O diário "La República", que entrevistou Abugattas, usou hoje a manchete "Demitido por boca suja". O tradicional "El Comercio" preferiu "Toledo pede a Humala para pôr ordem na casa".

"Toledo chama Abugattas de miserável" e "Intolerância não constrói", foram as manchetes dos jornais "Correio" e "El Peruano".

Toledo confirmou que estudará com seus advogados se vai processar Abugattas, candidato ao Parlamento pelo partido de Humala.

Em sua defesa, o ex-porta-voz, que há poucos dias recomendou a uma reconhecida intelectual que é candidata ao Congresso que fosse cuidar dos seus netos, disse que as expressões contra Karp foram feitas numa conversa informal com a jornalista que o entrevistou.

No entanto, a repórter Elizabeth Cavero garantiu que as palavras foram ditas durante a entrevista. Abugattas disse que não via "nenhum problema" na sua publicação, segundo a jornalista.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309204/visualizar/