Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 28 de Março de 2006 às 15:14
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


Como parte da política do Governo do Estado de integrar os serviços públicos para atrair jovens e adultos não-alfabetizados à sala de aula, a partir de agora os alunos matriculados no projeto LetrAção terão atendimento oftalmológico preferencial. A ação será possível graças a uma parceria entre as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Saúde (SES).

Nesta segunda-feira (27.03), a secretária Ana Carla Muniz (Educação) e o secretário Augustinho Moro (Saúde) firmaram a parceria que irá intensificar o atendimento com o intuito de garantir a permanência das 14.640 pessoas que se cadastraram para a 3º etapa do LetrAção. Iniciada em 20 de março, a previsão de término desta etapa é 22 de setembro de 2006.

“A maioria das pessoas que participam do LetrAção tem idade entre 40 e 60 anos. Nessa fase da vida, a visão começa a ficar cansada”, explicou Moro. Segundo ele, com a parceria o atendimento aos alunos do LetrAção será preferencial, com consultas, cirurgias de cataratas e pterígio e doação de óculos. O atendimento a esses alunos será feito a partir de uma triagem realizada pelos professores-alfabetizadores.

A secretária de Educação destacou a importância da parceria, sendo que o projeto desenvolvido pela Seduc e Ministério da Educação (MEC), por meio do programa Brasil Alfabetizado, já conta com o apoio de prefeituras municipais, outras instituições públicas e até privadas e sociedade organizada.

“Com essas parcerias já conseguimos alfabetizar mais de 39 mil pessoas no Estado. E nesta última etapa do LetrAção, estamos no empenhando ao máximo para não perder nenhum aluno. As consultas e cirurgias serão um atrativo a mais para despertar o interesse dessas pessoas para o ensino”, disse Ana Carla.

Planejamento estratégico

O projeto LetrAção foi implantado pelo Governo do Estado em 2003, junto com o planejamento estratégico "Escola Atrativa". Em duas etapas e uma fase intermediária, o projeto garantiu a alfabetização de 39.518 pessoas com idade acima de 15 anos.

Quando o LetrAção foi implantado, havia em Mato Grosso 224 mil analfabetos, de um total de 2,01 milhões de habitantes, ou seja, 11% dos jovens e adultos não sabiam ler e nem escrever, segundo dados do Censo do IBGE/2000. Em 2005, esse percentual já reduziu para 9,9%.

As inscrições também podem ser realizadas pelo Disque-Alfabetização, que funciona pelo número 0800-647-6325, ou junto à Superintendência de Ensino e Currículo da Seduc, no 3613-6325.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309312/visualizar/