Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 28 de Março de 2006 às 15:10
Por: Raquel Barroso

    Imprimir


Tendo em vista o retorno da Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA) em receber cartas-consultas para financiamentos por meio do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) enviou na semana passada, para Belém (PA), o secretário-adjunto de Desenvolvimento, José Epaminondas Mattos Conceição, e o assessor técnico, Marco Antônio de Lima Lopes, para participarem de uma reunião com representantes da ADA e do Banco da Amazônia (Basa).

“Fomos até a sede administrativa da ADA para obter mais informações sobre essa linha de financiamento. Na ocasião conseguimos agendar com a ADA e o BASA um Workshop para o mês de maio para repassar aos empresários, gerentes do BASA e projetistas mato-grossenses a existência dessa linha de financiamento e apresentar a sua operacionalização”, afirma o secretário José Epaminondas.

De acordo com a ADA, as prioridades nas aplicações do FDA envolvem projetos de infra-estrutura -representados pelos projetos de energia-, de transportes, telecomunicações, instalação de gasodutos, produção de gás, turismo, agroindústria, psicultura, aqüicultura, indústria extrativa de minerais metálicos, de transformação, entre outros.

De acordo com o secretário Adjunto de Desenvolvimento da Sicme, os encargos financeiros incidentes sobre os financiamentos liberados pela ADA são de 3% de juros ao ano mais TJLP e para as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) o juro é de 1% mais TJLP.

“O interessante dessa linha de financiamento é que nos dois casos até 50% do empréstimo pode ser convertido em ações para empreendimentos de infra-estrutura ou estruturadores e para os demais empreendimentos 15% do total financiado pode ser convertido. As ações convertidas poderão ser ofertadas em leilões públicos nas bolsas de valores e resgatadas em moeda corrente pelo melhor lance” explica José Epaminondas Mattos Conceição que garante que essa linha de financiamento está muito atrativa e se tornará mais ferramenta para atração de novos investimentos para Mato Grosso.

O Workshop que divulgará mais informações sobre a linha de financiamento da ADA deverá ser realizado na primeira quinzena de maio deverá ser organizado com o apoio das Federações da Indústria no Estado de Mato Grosso (Fiemt), do Comércio do Estado de Mato Grosso (Fecomércio), da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Secretarias de Turismo (Sedtur) e de Desenvolvimento Rural (Seder), dentre outros.





Fonte: Assessoria/SICME-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309319/visualizar/