Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 28 de Março de 2006 às 14:56

    Imprimir


A partir de abril, as escolas de Ipiranga do Norte acrescentarão a soja aos alimentos servidos na merenda escolar fornecida aos alunos. O projeto está sendo desenvolvido pelas secretarias de Ação Social e de Educação, que realizaram no último sábado (25), na Escola Nossa Senhora Aparecida, u curso sobre a utilização da soja na alimentação.

Segundo a secretária de Ação Social, Elizete Effting, 12 merendeiras das redes municipal e estadual de ensino aprenderam a preparar leite, bolos, croquetes, sucos e outras receitas. Também participaram representantes do Clube Terceira Idade.

“Devido ao seu alto valor nutritivo, alimentos a base de soja serão introduzidos aos poucos na merenda”, destaca a secretária de Educação, Inês Manfrin. A Secretaria de Educação também quer incentivar as cantinas das escolas a substituírem refrigerantes, sanduíches e frituras por alimentos naturais. “Essa sugestão partiu dos próprios pais de alunos”, destaca a secretária.

Érica Noetzold, membro do Conselho da Alimentação Escolar (CAE), aprova a iniciativa. “É uma alimentação rica e nutritiva, mas que ainda não é muito utilizada em nossa culinária, apesar de o município e a região serem grandes produtores de soja”, salienta.

A soja será incorporada à merenda escolar servida nas escolas a partir de abril. O objetivo é tornar o lanche mais nutritivo e cumprir uma exigência do Programa Nacional de Alimentação Escolar, do MEC, que estabelece 350 calorias e nove gramas de proteína por lanche.

“A soja não substituirá outros alimentos, apenas será acrescentada às várias receitas das merendeiras, como biscoito de queijo, bolo, torta de banana, brioche, broa, pão, doces, etc”, destaca Inês Manfrin.

A soja é uma leguminosa de grande importância para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, rendendo três vezes mais do que a carne e seis vezes mais do que o leite.

Uma vez que Mato Grosso é o maior produtor de soja do país, fica mais fácil e barato esse acréscimo, bastante testado e aprovado nas cozinhas da Merenda Escolar. O maior objetivo é oferecer uma alimentação adequada às crianças, reduzindo a evasão e a repetência escolar.

Um número grande de alunos tem na merenda fornecida na escola, a sua principal refeição do dia. Daí a importância do acréscimo da proteína da soja e de vitaminas e fibras obtidas a partir de hortaliças.

O prefeito Ilberto Effting aprovou o projeto das receitas com soja. “São muito saborosas e saudáveis. A administração vai incentivar a introdução desse tipo de alimentação na merenda escolar”, afirma.





Fonte: Da Assessoria AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309324/visualizar/