Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 28 de Março de 2006 às 09:03

    Imprimir


O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), quer encerrar nesta semana pelo menos mais dois processos pendentes de julgamento no colegiado. Izar se comprometeu com o presidente da Casa, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), a finalizar até abril os processos que correm no Conselho contra os deputados envolvidos no chamado "esquema do mensalão".

Izar marcou a apresentação e possível votação do processo contra o deputado Josias Gomes (PT-BA) para as 10h de hoje. O relator do caso é o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP). A expectativa é que o relator peça a cassação do mandato do deputado petista por quebra de decoro parlamentar.

Contra Gomes pesa o fato de o deputado ter feito pessoalmente dois saques de R$ 50 mil no Banco Rural de Brasília. Em sua defesa, o deputado alegou que usou os recursos para pagar dívidas de sua campanha de 2002. Caso não haja pedido de vistas (prazo de duas sessões do plenário da Câmara para análise sobre o parecer apresentado pelo relator), o parecer de Thame pode ser votado ainda hoje.

Com o objetivo de intensificar os trabalhos para cumprir o compromisso assumido com Aldo, Izar marcou para hoje à tarde a tomada de depoimento das testemunhas arroladas pelo ex-líder do PP na Câmara deputado José Janene (PR). Desde o começo do ano, todas as testemunhas convidadas a depor no Conselho no caso Janene se recusaram a comparecer.

A expectativa é que nesta terça-feira sejam ouvidos os deputados Agnaldo Muniz (PP-RO), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e José Linhares (PP-CE). A relatora do caso é a deputada Ângela Guadagnin (PT-SP). Janene aguarda uma decisão da Mesa Diretora da Câmara sobre o seu pedido de aposentadoria por invalidez. O deputado está afastado do seu mandato parlamentar desde setembro do ano passado devido a uma doença cardíaca.

Janene aparece como beneficiário de R$ 4,1 milhões que teriam sido sacados pelo seu ex-assessor João Cláudio Genu. Janene disse que o partido passava por problemas financeiros e que, com parte do dinheiro, o PP pagou um advogado que defenderia um integrante da bancada.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309412/visualizar/