Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 28 de Março de 2006 às 08:29
Por: Marcondes Maciel

    Imprimir


A Associação dos Produtores de Arroz de Mato Grosso (APA) realiza na próxima sexta-feira, no Centro de Pesquisa Agro Norte, em Sinop (420 Km ao Norte de Cuiabá), o “Dia de Campo da cultura do arroz”, com apresentação de palestras técnicas e demonstrações de tecnologias usadas. Será apresentada também uma palestra da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) sobre o consumo do arroz no Brasil.

O objetivo do evento é destacar o plantio de arroz em rotação de culturas em Mato Grosso. A APA vai mostrar que a cultura do arroz neste momento pode ser grande parceira do produtor mato-grossense para sua sustentabilidade. Uma das alternativas, de acordo com a entidade, é a rotação de cultura.

Os técnicos acreditam que, com o respeito ao meio ambiente, rotação de cultura, rotação e integração lavoura-pecuária, o Estado do Mato Grosso continuará sendo no futuro um “grande provedor de alimentos para o mundo”.

Em cada estação serão apresentadas as tecnologias usadas, histórico da área, adubação e outras informações técnicas aos produtores.

Cerca de 300 pessoas, entre técnicos, agricultores, empresários, pesquisadores e estudantes, são esperados no Dia de Campo da APA.

APRESENTAÇÕES – Durante o evento, serão feiras as seguintes demonstrações aos produtores: “Manejo de nitrogênio para maximizar a produtividade em arroz de terras altas” (Agro Norte), “Produção de arroz de terras altas com máxima eficiência técnica e econômica” (FMC), “Recomendação por base genérica” (Dow AgroSciences), “Manejo de herbicidas e tratamentos de sementes na cultura do Arroz” (Basf) e “Apresentação de cultivares de arroz para erras altas” (Embrapa)

TRANSGÊNICOS

A Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso realizou no município de Diamantino (208 Km ao Médio Norte de Mato Grosso), o “Dia de Campo Fundação MT Cultivares Transgênicas 2006”. O objetivo do evento foi levar informações de qualidade sobre soja RR.

“Em momentos como este, de dificuldade, temos de buscar saídas para

superarmos os problemas. É possível sair da crise. Alternativas existem. A principal delas é ter informação correta, que atendam às necessidades do produtor”, aponta Hugo de Carvalho Ribeiro, presidente da Fundação MT.

No evento foram apresentados aos participantes detalhes sobre as características das variedades transgênicas desenvolvidas pela Fundação MT.

Os produtores receberam informações peculiares das cultivares de soja,

cuidados com o solo, datas de plantio, qual resistência das cultivares de soja RR quanto a doenças e pragas e sobre a produtividade de cada uma das seis variedades de soja RR da Fundação MT.

A Fundação MT ouviu os produtores e levou para eles informações de qualidade e eficiência. A entidade lançou também para os produtores de Diamantino e região as novas cultivares transgênicas resistentes aos nematóides de cisto e galha.

O Programa de Melhoramento Genético da Fundação MT está trabalhando com a meta de disponibilizar para a safra 2008/2009 soja resistente à ferrugem.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309446/visualizar/