Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 28 de Março de 2006 às 08:13

    Imprimir


O governador Blairo Maggi, acompanhado de todo o secretariado, participou ontem das discussões para consolidar a gestão integrada de Política Ambiental no Estado. O governo do Mato Grosso convidou para fazer a palestra de abertura o ministro do Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais, o ex-ministro José Carlos de Carvalho, que expôs sua experiência no setor. Secretários de estado participaram ativamente do debate com vários questionamentos ao ex-ministro.

“Nós escolhemos o secretário de Minas Gerais, que tem experiência, para que possamos entender um pouco como funciona o controle ambiental e coibir a degradação ao mesmo tempo”, disse o governador. Foram duas horas de debate e palestra.

“O que o senhor falou hoje veio ao encontro do nosso pensamento. Queremos um controle ambiental eficiente, mas também buscamos desenvolvimento para o nosso Estado”, observou o governador ao final da palestra de Carvalho. O secretário mineiro salientou que a política de controle do uso predatório da natureza é necessária, mas não é suficiente. “É fundamental que nossas políticas ambientais considerem as iniciativas de desenvolvimento sustentável”, argumentou.

Carvalho citou o desenvolvimento de Mato Grosso, baseado na agricultura, e o de Minas Gerais, cuja base está na geração de energia. “Tradicionalmente, tratamos o uso predatório dos recursos naturais como um problema ambiental, mas não como um problema econômico. Isso é um erro, pois é muito mais um problema econômico”, avaliou Carvalho, salientando a necessidade do governo trabalhar a política ambiental de forma transversal, envolvendo todas as pastas.

O secretário de Minas Gerais frisou que em seu estado a transversalidade é resultado da implementação de núcleos ambientais em todas as secretarias.



De acordo com o secretário de Meio ambiente, Marcos Machado, a parceria institucional com Minas Gerais vai fortalecer ainda mais a política ambiental daqui.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309463/visualizar/