Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 28 de Março de 2006 às 08:07
Por: Noelma Oliveira

    Imprimir


O distanciamento do PFL com o PPS é iminente. Desde o domingo (26), o governador Blairo Maggi formalizou ao senador Jonas Pinheiro a impossibilidade de reeditar uma aliança entre as duas legendas, pelo menos nos próximos 60 dias. O posicionamento do chefe do Executivo foi apresentado tão logo terminou o congresso nacional do seu partido, que acontecia em Belo Horizonte, no qual ratificou a candidatura do presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire, à Presidência da República.

O governador avaliou que não tem mais condições de pedir prazo algum para o PFL. O posicionamento do PPS de lançar candidatura própria impede uma aliança com os pefelistas que, no âmbito nacional, optaram por se aliar ao PSDB, cujo candidato à Presidência da República é o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

“Isso também acelera algumas coisas dentro de Mato Grosso, de algumas coligações que estavam se acelerando querendo uma posição imediata. A definição vai ter que ser de liberação”, afirmou Maggi, se referindo ao PFL.

“Então daqui para frente as regras vão estar colocadas pelo menos para os próximos 60 dias. Nós temos candidatura e podemos não ter depois, então não podemos fazer de conta que as coisas não vão existir”, reafirmou o governador.

“Saímos de lá (Belo Horizonte) com a posição da manutenção de uma candidatura própria do Roberto Freire, que terá algumas condicionantes para se viabilizar na frente ou não. Mas neste momento nós temos um candidato a presidente da República que vai avaliar dentro de um determinado tempo o que pode ser feito e se continuará ou não com a candidatura. Nossa posição é bem simples: o partido tendo uma candidatura própria, nós estaremos defendendo”, salientou Blairo.

Conforme Maggi, o PPS está pronto e disposto para uma coligação com o PFL, porém não pode continuar trabalhando com a possibilidade do seu partido não ter candidato próprio à sucessão do presidente Lula. Blairo lembrou que a decisão de Belo Horizonte não foi de convenção e sim de um congresso. “Tenho que trabalhar com a hipótese de ter candidatura própria. Eu liguei depois da reunião para o senador Jonas Pinheiro, conforme tinha feito o compromisso com ele, e disse das dificuldades que nós temos de dar uma resposta positiva ao senador e ao PFL. Disse para ele que mantinha a intenção de ter o PFL na nossa coligação, porém não tinha mais condição de pedir nem um prazo a mais. Porém eles (os pefelistas) estariam livres para tomar a decisão que quisessem, então se puderem aguardar por mais algum tempo será muito bem visto da nossa parte, se não puderem, nós também temos que entender”, resumiu o governador.

Maggi e a cúpula do PFL se reuniram na sexta-feira em Nova Marilândia, no encontro promovido pelo prefeito José Aparecido dos Santos. Do encontro, segundo o governador, ficaram duas posições e uma delas seria a possibilidade de Roberto Freire não sair candidato à Presidência da República e, caso contrário, o PPS estaria pronto para uma coligação com os pefelistas.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309468/visualizar/