Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 25 de Março de 2006 às 18:45

    Imprimir


A oposição bielo-russa mobilizou neste sábado 7.000 pessoas no centro de Minsk, apesar da repressão policial, em um dia marcado pela prisão de um de seus líderes e por confrontos entre manifestantes e policiais. A violência que deixava prever o esquema de segurança montado em volta da Praça de Outubro, no centro de Minsky, palco da manifestação, foi a princípio evitada graças à decisão dos opositores de se reunir em um parque vizinho.

O principal líder da oposição, Alexandre Milinkevitch, fez um discurso diante da estátua do poeta Ianka Koupala, o pai da literatura bielo-russa moderna.

"Lançamos o primeiro ataque contra a fortaleza desse regime. O importante é que ele está chegando ao fim. A lei e Deus estão conosco. Não vamos esperar cinco anos para lançar um novo ataque, vamos fazer isso em breve", disse Milinkevitch.

Nenhum esquema policial foi instalado no parque onde se reuniram os opositores e a manifestação terminou sem incidentes, mas após o protesto, o líder Alexandre Kozulin se dirigiu à prisão onde estão detidos vários opositores e foi preso pela polícia.

No momento da detenção de Kozulin, confrontos foram registrados entre manifestantes e policiais. A polícia dispersou a multidão com cassetetes e bombas de gás lacrimogêneo e pelo menos um manifestante ficou ferido.

O porta-voz de Milinkevitch, Pavel Majeika, também foi detido quando deixarava, de carro, o local da manifestação. Ele foi libertado poucas horas depois.

A oposição contesta o resultados das eleições de domingo passado, que deram a vitória a Alexandre Lukashenko, no poder desde 1994. Vários membros do estado-maior eleitoral de Milinkevitch foram presos durante a campanha, assim como centenas de seus simpatizantes desde a votação de domingo.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309911/visualizar/