Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 25 de Março de 2006 às 13:00

    Imprimir


A Organização para a Conferência Islâmica (OCI) pediu hoje aos dirigentes iraquianos que trabalhem para formar um Governo de união nacional que ponha fim ao sofrimento do povo iraquiano, informou a agência saudita SPA.

O secretário-geral da organização, Ekmeleddin Ihsanoglu, pediu aos iraquianos "que aceitem sua responsabilidade histórica e nacional e que trabalhem para a formação de um Governo de união nacional", segundo um comunicado da OCI citado pela agência.

"A situação no Iraque está se deteriorando, a situação vai de mal a pior e já não é possível continuar em silêncio diante desta triste realidade no país", acrescentou.

Ihsanoglu também apelou aos países vizinhos do Iraque e a "todos aqueles que quiserem a paz" a colaborar com afinco para minimizar os pontos de divergência entre os partidos iraquianos.

Os dirigentes dos diversos partidos representados no parlamento iraquiano - configurado através das eleições gerais de dezembro - ainda não entraram em acordo para a formação de um novo Governo.

Os principais empecilhos das negociações são a escolha dos nomes que ficarão à frente dos ministérios de Defesa, Interior e Petróleo, além da nomeação do primeiro-ministro interino, o xiita Ibrahim al-Jaafari, para uma segunda legislatura, à qual se opõem os sunitas e os curdos.

A OCI, cuja sede central se encontra na cidade saudita de Jidá, é uma organização intergovernamental que luta em prol dos interesses muçulmanos e está presente em 57 países.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309939/visualizar/