Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 24 de Março de 2006 às 16:40

    Imprimir


A França anunciou nesta sexta-feira ter entregue à Argentina arquivos vinculados ao último golpe de Estado nesse país, que completa 30 anos nesta sexta-feira. "A França transferiu para as autoridades argentinas um conjunto de documentos de arquivos que são importantes para a compreensão desse período trágico da história desse país", declarou Jean-Baptiste Mattéi, porta-voz da chancelaria francesa.

Mattéi não deu mais precisões sobre o conteúdo desses arquivos, limitando-se a sugerir que poderiam se referir às relações entre França e Argentina nessa época e, possivelmente, aos exilados argentinos em território francês.

A França "se associa aos eventos que lembram os anos sombrios vividos pelo povo argentino", com várias manifestações. Uma placa será colocada na estação "Argentina" do metrô de Paris, para lembrar as vítimas da ditadura.

O subsecretário de Estado argentino para Direitos Humanos, Rodolfo Mattarollo, fez um discurso no início desta semana na Prefeitura de Paris "no qual lembrou a solidariedade mostrada pela França e pelos franceses em relação ao povo argentino durante esses anos, fundamentalmente recebendo numerosos exilados", declarou Mattéi.

A Argentina lembra nesta sexta-feira o 30º aniversário do golpe de Estado de 24 de março de 1976, que levou ao poder militares que, por sete anos, lideraram uma das ditaduras mais sanguinárias do continente.

A luta contra a "subversão" deixou cerca de 30.000 "desaparecidos", em sua maior parte seqüestrados e depois assassinados pelas forças de segurança, de acordo com as organizações de defesa dos direitos humanos.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/310180/visualizar/