Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 24 de Março de 2006 às 00:02

    Imprimir


TÓQUIO - O Tribunal Provincial de Kanazawa ordenou nesta sexta-feira o fechamento do segundo maior reator nuclear do Japão, operado pela companhia Hokuriku Electric Power, devido aos riscos que o mesmo oferece à população da região de Ochigata.

A Corte deu a razão a um grupo de cidadãos que denunciou a localização perigosa do reator. Um comitê governamental advertiu que pode ocorrer um terremoto de 7,6 graus na escala Richter na região.

O reator avançado de água em ebulição (ABWR, na sigla em inglês) de 1.358 megawatts, o 55º do Japão e o segundo maior no que diz respeito à produção, está em operação desde o último dia 15.

Os 135 denunciantes procedentes de 17 províncias japonesas também disseram que o reator foi construído em meio às normas antiterremoto que o governo estabeleceu há 20 anos.

A empresa Hokuriku Electric Power anunciou que apelará da sentença, porque alega ter tomado todas as medidas de segurança necessárias no funcionamento de um reator que considera uma fonte de energia imprescindível para que a companhia possa assegurar uma provisão de eletricidade estável na região.

No entanto, os denunciantes sustentam que a região de Hokuriku pode prescindir desse reator nuclear porque não tem problemas de abastecimento de energia.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/310382/visualizar/