Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 22 de Março de 2006 às 12:25

    Imprimir


MÉXICO - Nesta quarta-feira termina o IV Fórum Mundial da Água, no México, que analisou problemas hídricos das mais variadas procedências, desde a poluição de canais até o tsunami na Ásia. Várias ONGs participaram das reuniões do fórum, procurando soluções para problemas relacionados com água, principalmente nos países em desenvolvimento.

O Tribunal Latino-Americano da Água (TLA), organismo civil que se reuniu de forma paralela ao Fórum Mundial da Água, no México, analisou diversas denúncias relacionadas à utilização da água em diferentes países da região e divulgou nesta quarta-feira seus resultados.

O TLA recomendou às organizações multilaterais que forneçam apoio ao Panamá para proibir o trânsito de embarcações e submarinos nucleares no Canal.

"Um acidente nuclear nas águas do Canal do Panamá poderia afetar todo o território nacional em um dia, e em três estender-se por toda a América Central e o Caribe", advertiu.

No encerramento dos trabalhos do TLA foi ressaltado o caso da exploração mineira na Guatemala, em El Salvador e na Nicarágua, onde empresas privadas extraem minerais "ao ar livre" provocando a destruição de ecossistemas e o uso de produtos químicos com "forte" potencial de contaminação.

O TLA resolveu "condenar moralmente os governos desses três países por favorecer os interesses de companhias transnacionais em detrimento dos direitos e interesses de seus cidadãos".

Maior envolvimento dos governos O presidente do TLA, Javier Bogantes, disse que o órgão entregará suas resoluções às autoridades e governos latino-americanos "para que estes assumam posições mais abertas e democráticas e resolvam tais problemas".

Bogantes lamentou que, dos 14 casos resolvidos, o TLA tenha recebido resposta apenas de alguns governos estaduais e federais como o de São Paulo, do Peru, da Guatemala e de outras empresas.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/310767/visualizar/