Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 22 de Março de 2006 às 06:30

    Imprimir


Pelo menos 16 supostos talibãs morreram por disparos das forças de segurança afegãs, perto da fronteira com o Paquistão, informaram hoje fontes militares. Segundo declarou à EFE o comandante militar na zona, Abdul Razak, o incidente ocorreu ontem à noite perto da cidade fronteiriça afegã de Spin Boldak, na província de Kandahar (sul do Afeganistão).

"Normalmente os talibãs cruzam por diferentes partes da fronteira, mas tínhamos recebido informação de que ontem à noite entrariam por um ponto determinado, e por isso preparamos uma emboscada nessa zona montanhosa", disse Razak.

Segundo explicou, "quando os talibãs cruzaram a fronteira começou uma batalha com nossas forças que continuou até que vários deles, pelo menos quatro, retrocederam e retornaram de novo ao Paquistão".

"Esta manhã, quando examinamos a zona, encontramos os corpos de 16 rebeldes, entre os quais o de um comandante talibã, o Mulá Shaheen", afirmou Razak.

Shaheen é um dos comandantes talibãs mais ativos nessa zona e cruza freqüentemente a fronteira junto com seus homens para atacar as forças afegãs e internacionais que vigiam a zona, indicou.

O porta-voz do Ministério da Defesa afegão, Zaheer Azimi, evitou confirmar o incidente, e só disse à EFE que por enquanto não conta com informações confiáveis sobre o fato.

Além disso, Azimi especificou que não conhece nenhum comandante militar nessa zona chamado Abdul Razak. Por isso, alguns analistas locais apontam que este poderia estar no comando de uma milícia, e não de tropas do Exército Nacional Afegão.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/310899/visualizar/