Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 22 de Março de 2006 às 04:17

    Imprimir


Atlanta, EUA - O diretor-geral da Organização Internacional de Epizootias (OIE), Bernard Vallat, pediu aos países industrializados que ajudem as nações em desenvolvimento a enfrentar a ameaça da gripe aviária.

Num discurso na Conferência Internacional sobre Doenças Infecciosas Emergentes que acontece em Atlanta (Geórgia), Vallat afirmou que "os países industrializados são capazes de pôr em prática uma reação rápida de detecção adiantada" do mal. Acrescentou que atualmente apenas 20 a 30 países dispõem desses recursos, enquanto "todos os outros, 140 ou mais, necessitam de ajuda", disse.

Entre os países mais aptos a neutralizar a doença, Vallat mencionou os membros da União Européia (UE), Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Austrália. A luta para impedir a propagação do vírus H5N1, que causa a gripe aviária, se transformou numa necessidade, já que ele pode sofrer uma mutação que permita a sua transmissão entre humanos, acrescentou.

As autoridades mundiais de saúde temem que com essa mutação tenha início uma pandemia, que deixaria milhões de mortos e causaria danos econômicos catastróficos. Embora até agora o contágio afete principalmente as aves, a doença matou mais de 100 pessoas desde os primeiros focos, no fim de 2003.

"É necessário que os países ricos ajudem os mais pobres com programas de detecção e de compensação para os granjeiros, a fim de impedir a propagação mundial da doença", disse Vallat.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/310911/visualizar/