Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 21 de Março de 2006 às 10:15

    Imprimir


O lendário guitarrista Carlos Santana se apresenta hoje em Lima, onde recebeu as chaves da cidade em uma tentativa de suavizar o mal-estar causado por sua expulsão do Peru, em 1971, durante o regime militar de Juan Velasco Alvarado.

Depois de tocar em Porto Alegre, São Paulo e na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, Santana se apresentará hoje no Estádio Monumental de Lima, onde se espera que faça um show inesquecível, sobretudo para aqueles que não puderam vê-lo no Peru há 35 anos.

O show de Santana em 1971, dois anos após sua consagração no Festival de Woodstock, foi cancelado pela ditadura militar. O guitarrista teve que retornar ao avião pouco após pisar em território peruano, quando surgiu nas escadas do aparelho sem camisa e com uma longa cabeleira.

A desculpa dada foi que um grupo de jovens comunistas pretendia atentar contra ele, como relatou Santana na segunda-feira em Lima, mas muitos acreditam que o governo militar evitou o show para não dar mal exemplo à juventude, em um contexto em que a democracia era uma utopia na América Latina.

O intérprete de Black Magic Woman, hoje um amante da espiritualidade e da mística, era naquela época um rebelde associado a "sexo, drogas e rock & roll", o que deve ter causado mal-estar entre as autoridades peruanas. Santana, 58 anos, defensor da justiça social e da paz, retornou à capital peruana para responder a seu fiel público.

O país que o expulsou agora o homenageia com a entrega das chaves da cidade de Lima pelas mãos do prefeito Luis Castañeda Lossio, que declarou Santana "Hóspede Distinto". O guitarrista encerra em Lima a viagem latino-americana de sua turnê All That I Am (Tudo o que sou).





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/311038/visualizar/