Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 16 de Março de 2006 às 08:55
Por: Anelize Moreno

    Imprimir


As vendas do setor de comércio e serviços de Mato Grosso tiveram incremento de 1,2% no primeiro bimestre de 2006 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio), com base no faturamento dos estabelecimentos. Apesar da melhora no desempenho em relação aos dois primeiros meses de 2005, quando houve queda de 3% na comercialização na comparação com o primeiro bimestre de 2004, o crescimento é considerado pequeno e não foi suficiente para animar o setor.

O presidente da Fecomércio, Pedro Nadaf, considera que o aquecimento das vendas está condicionado à redução nas taxas anuais de juros e à recuperação das atividades agropecuária e madeireira. Para ele o corte de 0,75 ponto percentual na taxa do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), que recuou para 16,5% ao ano, anunciado na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), não será suficiente para aquecer o setor.

Para que haja estímulo da atividade os juros devem cair para pelo menos 14,5% ao ano. "Acho que isso é possivel, mas novos cortes serão orientados pelos ritmo da economia". Para este ano a previsão é de que as vendas tenham aumento de 8% em relação a 2005.

Para compensar a queda de quase 10% nas transações comerciais registrada de janeiro a dezembro do ano passado é necessário que o desempenho dos setores de comércio e serviços superem em 12% o do ano de 2005. Isso quer dizer que a projeção de elevação nas vendas para este ano é insuficiente para neutralizar a queda verificada em 2005.

"Trabalhamos com a possibilidade de crescimento, mas ainda não podemos afirmar que esse resultado vai se concretizar. O quadro da economia ainda está muito instável".(AM)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/312380/visualizar/