Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 13 de Março de 2006 às 21:14
Por: Georgina Prodhan

    Imprimir


As previsões que falam de torcedores de futebol com os olhos colados às telas de seus celulares para assistir aos jogos da Copa do Mundo provavelmente não se concretizarão este ano, disseram representantes da indústria de telecomunicações durante a feira de eletrônica CeBIT.

Operadoras de telecomunicações e fabricantes de celulares esperavam que o evento, de um mês de duração e com abertura marcada para 9 de junho, estimulasse vendas de celulares multimídia e tentasse os usuários a usarem caros serviços interativos, como os de apostas durante os jogos.

Mas a falta de acordo entre as 15 autoridades regionais de mídia da Alemanha sobre o padrão de transmissão a ser usado retardou os planos para que os jogos sejam transmitidos a celulares de todo o país com qualidade de TV.

Em lugar disso, testes locais em escala mais limitada acontecerão em determinadas regiões, enquanto os usuários da T-Mobile poderão assistir à cobertura de alguns jogos ao vivo e ver trechos de outros usando telefonia móvel de terceira geração no padrão UMTS, que já está em operação.

O padrão UMTS, diferentemente da tecnologia de transmissão da televisão, tem a lentidão e a possibilidade de quedas de rede em caso de tráfego muito intenso como desvantagens.

"Acredito que tenha havido euforia demais", disse Ralf Schaefer, diretor de processamento de imagem do Fraunhofer Institute, da Alemanha, à Reuters durante a feira, o maior evento mundial de tecnologia e telecomunicações.

"A Copa do Mundo evidentemente é uma boa oportunidade, mas a tecnologia ainda é muito nova", acrescentou.

O Fraunhofer, que ajudou a desenvolver o padrão GSM de telefonia móvel e o padrão MP3 de música digital, está trabalhando em um novo projeto com o objetivo de harmonizar o UMTSW e os dois padrões concorrentes de transmissão de sinais de televisão por redes celulares -o DVB-H e o DMB.

O DVB-H conta com o apoio de todas as grandes operadoras de telecomunicações e se encontra em uso principalmente no norte da Alemanha.

O DMB é mais difundido, e será usado para algumas transmissões durante a Copa do Mundo, mas no momento permite apenas quatro canais e não oferece as lucrativas oportunidades de interação que interessam às operadoras de telefonia.

Schaefer confia que o novo padrão do Fraunhofer, chamado DXB (digital extended broadcasting), estará pronto até o final do ano. "Uma vez que a Copa acabar, as pessoas começarão a pensar nisso (transmissão de TV em celulares) de novo", disse ele.

Outra tecnologia que não conseguiu atingir maturidade a tempo para a Copa do Mundo é a chamada "bola inteligente", uma bola que contém um chip projetado para ajudar o árbitro a identificar quando ela entrou ou não no gol.

A Fifa afirmou em dezembro que o sistema, desenvolvido pela Adidas em conjunto com o Fraunhofer e com a alemã Cairos AG não estava pronto para ser usado no torneio deste ano.

Por outro lado, a televisão em alta definição foi uma tecnologia que conseguiu ficar pronta na Europa para a competição.

A ProSiebenSat.1, a maior emissora comercial da Alemanha, está transmitindo alguns programas em alta definição e outras emissoras européias também já anunciaram que farão o mesmo durante a Copa.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/313060/visualizar/