Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 13 de Março de 2006 às 17:40

    Imprimir


Pesquisa divulgada hoje pela empresa LatinPanel mostra que o volume médio de consumo das famílias brasileiras deu um salto de 6% em 2005, ano em que o PIB não passou de 2,3%, mas muita dessa expansão foi obtida com aumento do endividamento. Esse crescimento, de acordo com a LatinPanel, foi ainda mais forte na classe C - que teve renda familiar média mensal de R$ 1,255 mil, mas gastos mensais de R$ 1,369 mil.

Considerando uma cesta com 70 categorias de produtos (entre alimentos, bebidas, higiene pessoal e limpeza doméstica), o volume de consumo médio no país cresceu 6% no país no ano passado, enquanto em termos de gasto médio a alta foi de 9%. Os consumidores da classe C superaram a média do país, com aumento de 7% no volume de consumo e de 10% no gasto médio.

Para sustentar esse padrão de consumo, até mais próximo das classes A e B, o consumidor da classe C se endividou também além da média nacional das famílias. Os lares da classe C em 2005 gastaram mensalmente 8% a mais do que ganharam, enquanto a média das famílias no Brasil ficou no patamar de 3% de endividamento.

A pesquisa mostra ainda que a classe C está usando o crediário e as dívidas no cartão de crédito e cheque especial para comprar, cada vez mais, itens considerados não-básicos. Em 2004, esse consumidor destinou cerca de 33% de seus rendimentos para a compra de produtos como condicionadores, sucos prontos, molhos de tomate, salgadinhos e massas instantâneas. Esse percentual passou para 35% no ano passado.

Cerca de 53% das compras de vestuário da classe C são feitas através do crediário. Esse percentual chega a 51% no caso dos eletrodomésticos, a 42% em móveis e a 30% nos supermercados. A pesquisa da LatinPanel foi feita ao longo do ano passado em municípios com mais de dez mil habitantes, cobrindo 82% da população domiciliar e 91% do potencial de consumo do país. Foram 45 milhões de domicílios pesquisados em todo o país, 33% dos classes de classe C.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/313095/visualizar/