Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 13 de Março de 2006 às 15:55
Por: Stênio Ribeiro

    Imprimir


Pesquisa realizada pelo Banco Central junto a uma centena de analistas de mercado mostra que a inflação continua em declínio e se aproxima gradativamente da meta de 4,5% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2006.

De acordo com o resultado da pesquisa, divulgado hoje no boletim Focus, a expectativa dos economistas da iniciativa privada é de 4,55% para o IPCA; ligeiramente menor que os 4,56% da semana anterior.

Os analistas de mercado elevaram de 0,32% para 0,34% a projeção de IPCA para o mês e mantiveram a estimativa de 0,35% para a inflação de abril. A projeção para o IPCA dos próximos 12 meses também foi mantida em 4,42%.

Ao contrário do índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe), cuja estimativa evoluiu de 4,27%, na semana passada, para 4,29% na pesquisa atual, a expectativa é de queda nos preços administrados por contrato, ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, transporte público e outros).

Em razão da constante queda dos preços no atacado, cujos índices determinam a correção de preços e serviços públicos, os reajustes acumulados no ano nesse segmento de mercado devem ser menores. A pesquisa anterior apontava inflação de 4,50% nos preços administrados, e no boletim distribuído hoje a expectativa cai para 4,35%; e derruba também, de 4,20% para 4,10%, a inflação desses preços no ano que vem.

As quedas das expectativas de inflação no atacado são mais expressivas, ainda. De acordo com os analistas, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) recua de 4,33% para 4,08%, e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) cai da estimativa anterior de 4,41% para 4,26%.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/313126/visualizar/