Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 12 de Março de 2006 às 09:56

    Imprimir


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está testando um método eficiente e mais barato que o tradicional para o armazenamento de grãos, forragem e fertilizantes. Trata-se do Silo Bolsa, uma espécie de armazém alternativo que poderá ser montado em qualquer área, inclusive no local da produção agrícola.

As pesquisas de campo, iniciadas há um ano, vêm sendo acompanhadas em laboratórios. Periodicamente são retiradas amostras para análise e verificação da qualidade dos grãos. Entre as culturas avaliadas estão o milho e a soja.

Os primeiros silos serão abertos na próxima segunda na Unidade Armazenadora da Conab em Ponta Grossa (PR), e na terça-feira na Conab de Sorriso.

O Silo Bolsa já é visto como uma solução para a carência de espaços de armazenagem no país, por meio do qual o produtor poderá aguardar preço melhor, protegendo-se das oscilações do mercado. Cada silo mede 60 metros de comprimento por 2,75 metros de diâmetro e tem capacidade de armazenar até 180 toneladas ou 3 mil sacas de grãos.

Esse trabalho é resultado de uma parceria entre Conab, DuPont (fabricante do filme plástico) e o Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem (Centreinar).

A técnica já é usada na Argentina e é responsável por grande parte da armazenagem de grãos naquele país.




Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/313388/visualizar/