Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 10 de Março de 2006 às 21:44
Por: Renata de Freitas

    Imprimir


A STMicroeletronics, empresa franco-italiana que produz semicondutores em todo o mundo, entregou ao governo nesta sexta-feira uma proposta de estudo conjunto da viabilidade de instalação de uma fábrica de semicondutores no Brasil.

Essa proposta deve levar ao adiamento da decisão sobre o padrão de TV digital que será adotado no país, na avaliação do diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da STMicro, Izaias Silva.

"Acredito que a decisão vai ser adiada por pelo menos um mês", afirmou ele à Reuters. O documento foi entregue ao assessor da Casa Civil, André Barbosa.

A discussão em torno de um padrão para TV digital no Brasil se arrasta há anos, mas finalmente foi definido um cronograma para essa decisão que expira nesta sexta-feira. Nas últimas semanas houve o fortalecimento da posição do padrão japonês, mas representantes da indústria européia se mobilizaram nos últimos dias para contornar esse quadro.

O executivo da STMicro admitiu que mesmo que o governo reverta a expectativa geral da escolha do padrão japonês para a TV digital e opte pelo europeu, ainda não estará apto a anunciar a instalação de uma fábrica de semicondutores no país, porque o processo de discussão do projeto pode levar até 1 ano. A partir da decisão, a instalação da planta demoraria ainda outros 3 anos.

Silva evitou falar em valores do investimento, argumentando que a definição do montante dependerá do tipo de semicondutor que será produzido e das contrapartidas que o governo venha a oferecer, como benefícios fiscais e linhas de crédito.

Ele citou como exemplo a fábrica mais sofisticada da companhia instalada na França, que custou 4 bilhões de dólares.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/313628/visualizar/