Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 09 de Março de 2006 às 15:26
Por: Wilians Geminiano

    Imprimir


Um trabalho conjunto entre a RSA Security e a Panda permitiu o desmantelamento de vários endereços on-line que criavam e depois vendiam vírus para roubos de senhas bancárias dos usuários de microcomputador. O serviço para a comercialização dos Cavalos-de-Tróia era ‘a la carte’ e as pragas podiam ser utilizadas para a espionagem e o roubo de dados confidenciais, inclusive senhas bancárias. Como resultado do trabalho conjunto de ambas companhias, as páginas web que ofereciam este tipo de serviço foram bloqueadas e se tornaram inacessíveis para os ladrões virtuais que eram “clientes” do serviço.

As tecnologias TruPrevent da Panda Software detectaram um novo Cavalo-de-Tróia, denominado Tri/Briz.A, e que até então, era desconhecido para as companhias de segurança. Quando os especialistas do PandaLabs procederam ao exame exaustivo do código do tal Cavalo-de-Tróia, observaram certas particularidades que os colocaram no rastreamento da armação. Dada a gravidade do assunto, a Panda Software contatou o centro de controle antifraude da Cyota, adquirida em 2005 pela RSA Security, que gerenciou as atividades para desativar as páginas web comprometidas. A aquisição possibilitou à RSA Security elevar o seu grau de experiência e inovação tecnológica na neutralização de fraudes informáticas e permitiu oferecer às empresas novas soluções de proteção pró-ativa contra o phishing, pharming e outros tipos de ameaças que vem surgindo.

Graças a esta ação combinada entre as companhias, foram neutralizados três endereços web de vendas de Cavalo-de-Tróia, assim como outros dois onde os hackers podiam ver os dados das infecções causados por seus exemplares de pragas virtuais.

Segundo Luis Corrons, diretor da PandaLabs, “a colaboração entre a RSA Security e a Panda Software foi a chave para desativação rápida desta perigosa tramóia de venda de Cavalos-de-Tróia direcionados. Foi possível realizar as ações necessárias para que todos os sites envolvidos estejam, a partir de agora, inacessíveis aos criminosos.

“Dada à rapidez com que evolui a fraude on-line, o trabalho conjunto das empresas de segurança é essencial, tal como demonstramos neste caso tão complexo”, afirma Chris Young, vice-presidente sênior e diretor geral da RSA Cyota Consumer Solutions. “Temos, como determinação, manter nossos clientes de instituições financeiras um passo à frente dos delinqüentes virtuais. Alianças estratégicas e colaborações como esta, ampliam nosso alcance e melhoram nossa capacidade de resposta rápida e eficaz quando se produzem novos ataques”.

Os autores destes sites ofereciam aos hackers a possibilidade de gerar Cavalos-de Tróia à ‘la carte’ capazes de burlar as soluções antivírus tradicionais e podiam ser empregados para a realização de ataques dirigidos, ou seja, para causar prejuízos a determinados usuários de certas instituições financeiras do Reino Unido e Espanha e outros países. Além disso, este tipo de serviço proporcionava aos compradores um sistema de controle do estado das infecções causadas, no qual que podiam, a qualquer momento, gerar uma listagem com uma grande quantidade de dados dos computadores infectados, como dados sobre direções IP, senhas, inclusive situação física dos microcomputadores afetados.

“Este caso demonstra a necessidade do emprego de tecnologias pró-ativas capazes de detectar códigos maliciosos sem necessidade de cadastro de assinaturas. Se não fosse a tecnologia TruPrevent, da Panda, o sistema de criação de Cavalos-de-Tróia, agora desativado, podia funcionar impunemente durante muito tempo”, complementa Luis Corrons.

Mais informações: http://www.pandabrasil.com.br

_________________________ Fonte

Ricardo Bachert CEO Panda Brasil (11) 3819.6006 http://www.pandabrasil.com.br

Informações à Imprensa Wilians Geminiano Fonte Mídia Américas (11) 6743-6722 - (11) 9869-3943 fontemidia@fontemidia.com.br http://www.fontemidia.com.br




Fonte: Mídia Américas

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/313903/visualizar/