Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 08 de Março de 2006 às 13:56
Por: jesiel Pinto

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde realiza a I Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, nos dias 09 e 10 de março, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. A conferencia tem o objetivo de formular propostas para o Sistema Único de Saúde (SUS) na área relativa à saúde do trabalhador é propor diretrizes estaduais para a implantação da gestão do trabalho e da educação na Saúde.

O cumprimento das políticas estaduais é em referencia à Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUS (NOB-RH-SUS) ampliando a participação e co-responsabilidade dos diversos segmentos do sistema na execução desta política e fortalecendo o cumprimento nacional nesse campo. O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, disse que “Mato Grosso cumpre o calendário da segunda etapa estadual das conferencias. A intenção é promover o debate , reflexão e propor as diretrizes de Mato Grosso para a política nacional buscando a implementação no SUS. As propostas do Estado, tiradas na I Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, servirão para subsidiar as discussões na III Conferência Nacional do Trabalho e da Educação na Saúde. Sendo assim, Mato Grosso cumpre, também, o seu papel social ”,afiançou o secretário.

A Conferência está sendo organizada pela Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Pessoas da Ses. Estão sendo convidados, para o evento, gestores municipais, trabalhadores da Saúde e usuários do SUS em instancias organizadas. A direção do evento espera a presença de cerca de 250 participantes. No final da I Conferência Estadual serão eleitos Delegados representantes de Mato Grosso ,para a 3ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que está marcada para acontecer no período de 15 a 18 de março, em Brasília.

A coordenadora geral da I Conferência Estadual de Gestão de Trabalho e Educação, Tânia Zulian Grosso, explicou que as proposições para a gestão de trabalho e para a educação na saúde vão trazer melhorias nas relações de trabalho que irão beneficiar a gestão e o servidor de Saúde de MT. Ela afirmou que, “Se a gestão não é entendida dessa maneira, poderá gerar insatisfação no servidor, refletindo na qualidade do atendimento aos usuários do SUS.Com as proposições da Conferência busca-se oferecer mais qualidade, igualdade e humanização no tocante à gestão dos trabalhadores da Saúde”,argumentou.

CONFERÊNCIA – O tema da I Conferência é Trabalhadores da Saúde e a Saúde de Todos os Brasileiros: Os três eixos básicos em discussão são:A Gestão e Formação na Saúde, a Gestão de Trabalho em Saúde e Controle Social na Gestão do Trabalho e na Educação na Saúde.

As atividades incluirão a aprovação do Regimento e Regulamento da I Conferência, a apresentação e aprovação das propostas das Plenárias Temáticas, a apresentação e aprovação de Moções, dentre outras. Representa o Ministério da Saúde no evento Mariângela de Almeida Motta,do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde/DF.

HISTÓRICO – A I Conferência Nacional de Recursos Humanos em Saúde aconteceu em 1986, sob o tema “Política de Recursos Humanos Rumo à Reforma Sanitária”. A segunda aconteceu em 1993 e teve como tema central “Os desafios éticos frente às necessidades do setor de saúde”. Em Mato Grosso a I Conferência Estadual em Gestão do Trabalho e da Educação será realizada na próxima 5ª feira.O que representa o momento máximo para avaliar e propor as diretrizes na formulação das políticas de saúde em todas as esferas de governo e estão associadas às grandes mudanças no setor de saúde pública. Um exemplo disso foi a 8ª Conferência Nacional de Saúde onde foram apresentados e adotados os princípios de equidade, universalidade e democratização do atendimento e grandes questões organizativas da Saúde que desembocaram nas propostas para a formulação do SUS, instituído pela Constituição de 1988.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/314217/visualizar/