Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 08 de Março de 2006 às 10:24

    Imprimir


A partir de agora, todos os municípios brasileiros imunizam as crianças contra o vírus. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Rondonópolis, Magda Rosa, explica que os pais ou responsáveis pelas crianças deverão leva-las à unidade de saúde mais próxima à sua residência para tomar a primeira dose da vacina aos dois meses de idade e a segunda dose aos quatro meses de idade. “O Rotavírus é um vírus que causa as diarréias mais graves, por isso a vacina será oferecida o ano todo nas unidades de saúde e estará incluída no calendário infantil”, frisou.

Ela acrescenta ainda, que os profissionais de 31 unidades de saúde já foram capacitados para aplicarem a vacina, já que a mesma precisa de cuidados específicos, pois seus componentes precisam ser misturados, para posteriormente aplica-la oralmente à criança.

De acordo com o Departamento Nacional de Auditoria do SUS, o Governo Federal espera evitar cerca de 850 mortes em menores de cinco anos, a cada ano no Brasil, causadas por diarréias graves em crianças, o equivalente a 34% do total de óbitos que acontecem nessa faixa etária, segundo estudos sobre o uso de vacinas em crianças.

É importante ressaltar que a infecção causada pelo Rotavírus varia de leve, tendo como sintoma a diarréia líquida, à grave com sintomas de diarréia, desidratação, febre, vômitos e podendo causar a morte.

O vírus geralmente é transmitido por alimentos e água contaminados ou pelo contato direto com pessoas infectadas.

Confira as unidades de saúde que vacinam contra o Rotavírus:

Centro de Saúde Cohab, C.S. Conjunto São José, C.S. Guanabara, C.S. Nossa Senhora do Amparo, C.S. São Francisco, P.S. Goulart, Policlínica, PSF Assunção, PSF Caic, PSF Canaã, PSF Cardoso, PSF Dom Bosco, PSF Europa, PSF Iguaçu, PSF Industrial, PSF Ipê, PSF Ipiranga, PSF Itapuã, PSF Jambrapi, PSF João de Barro, PSF Luz D’Yara, PSF Mamed, PSF Padre Rodolfo, PSF Parque Universitário, PSF Primavera, PSF Santa Clara, PSF Serra Dourada, PSF Sumaré, PSF Vila Olinda, PSF Vila Verde, PSF Bom Pastor.





Fonte: Da Assessoria AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/314270/visualizar/