Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 08 de Março de 2006 às 06:42

    Imprimir


Você tem um blog e, um belo dia, sofre do mal que acomete qualquer escritor pelo menos uma vez na vida: o famoso "branco".

O pessoal da Performancing - Help bloggers suceed criou uma lista com dez sugestões para o seu próximo post, justamente para ajudar os blogueiros naquele instante fatal de "o que eu vou escrever agora"? Confira abaixo as dicas:

1. Ensine alguma coisa Talvez a dica mais óbvia, mas todo mundo pode aprender algo novo, e sempre há algo novo para se aprender. Para aprimorar a idéia, navegue por fóruns, listas de discussão por email e veja quais são as curiosidades ou até mesmo os problemas mais comuns. Certifique-se que o que você pretende será de utilidade ou de interesse para os leitores do seu blog - não adianta querer ensinar truques de informática a quem só se interessa por cinema, por exemplo - e mande brasa!

2. Listas "Os dez melhores filmes noir", "as piores novelas brasileiras", "os dez games mais bizarros", praticamente qualquer tópico se presta a uma lista do tipo "as dez mais" (ou "as dez menos"). E listas funcionam: são simples de fazer, podem ser muito divertidas para se ler e trazer ainda mais fãs para o seu blog. E qualquer número acima de dois já é válido para criar as listas.

3. Campanhas Campanhas funcionam bem - ou afundam em provocações e xingamentos. E é difícil saber, de antemão, qual será a reação do público ao engajamento proposto. Mas talvez, por isso mesmo, valha a tentativa. No mínimo você arregimenta leitores dispostos a participar, ou a opinar contra o que você propõe. Há muitas e variadas campanhas rolando na Internet, sobre assuntos que vão dos padrões da Web à defesa da liberdade de expressão. Escolha a sua seja um defensor apaixonado.

4. Entrevistas Você tem acesso a alguma celebridade, ou alguém que, por algum motivo, pode ser interessante para os leitores do blog? Entreviste! Você pode até mesmo pedir contribuições do tipo "o que você gostaria de perguntar a ... ?" para seus leitores. Uma entrevista, porém, exige um pouco mais de cuidado. Faça sua pesquisa, prepare questões pertinentes, lembre-se que a entrevista é sobre o entrevistado e não sobre você. Faça perguntas abertas, pois questionamentos a que o entrevistado responderá com um simples "sim" ou "não" podem detonar o interesse sobre a entrevista. Tente manter a entrevista fluida, isto é, converse, não apenas pergunte e passe para a próxima questão. Ao final, agradeça pelo tempo que lhe foi dado e pergunte se o entrevistado gostaria de dizer ou acrescentar mais alguma coisa.

5. Resenhas Resenhas e análises são coisas boas a fazer se você tem acesso a produtos ou serviços, em primeira mão, que interessem a bastante gente. Seja sério e criterioso na avaliação. Com um número razoável de boas resenhas escritas, você pode até começar a receber produtos para avaliar.

6. Estudo de caso Se você consegue escrever bem sobre experiências pessoais concretas, estudos de caso podem se tornar poderosos em seu blog. Pode ser mais interessante para alguém ler "Como ganhei meu primeiro milhão" do que "Como ganhar um milhão".

7. Pesquisas Pesquisas constituem uma boa maneira de gerar publicidade e manchetes. Funcionam ainda melhor quando são pesquisas próprias - e é mais fácil de fazer do que se pensa. Usando softwares abertos, pergunte o que deseja saber e, quando tiver um número razoável de respostas (pelo menos mil), comece a analisar os resultados. Quem sabe você descobre alguma tendência importante?

8. Antecipe novidades e tendências Se você realmente se interessa e acompanha de verdade algum assunto, pode anunciar tendências e falar sobre elas. Tecnologia, cinema, futebol, pescaria, música, jogos, ativismo...Pense!

9. Polemize Partir para a ofensiva é arriscado, mas definitivamente atrai leitores. As pessoas gostam de polêmicas e de opinar sobre elas.

10. Consulte os leitores Encorajar os comentários, consultar quem lê o seu blog, é sempre uma boa idéia. Afinal, as pessoas em geral gostam de dar sua opinião, dê-lhes oportunidades. É também uma boa maneira de saber se o seu blog está agradando, se corresponde ao que os leitores buscam, e aprimorar o trabalho, se for o caso.

Um lembrete final: alguns dos melhores post são fruto de combinação entre dois ou mais dos tópicos abordados acima. Seja sempre inventivo!





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/314370/visualizar/