Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 03 de Março de 2006 às 09:28

    Imprimir


Um anúncio de redução de juros feito pela Caixa Econômica Federal provocou um mal-estar na área econômica e acabou censurado, um dia depois de o governo petista ter sido acusado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) de favorecer mais o sistema financeiro que a área social.

Em um texto de 30 linhas divulgado ontem, a Caixa insistia que estava se antecipando à esperada queda dos juros do Banco Central --a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) está marcada para a próxima semana-- e baixando as taxas cobradas de seus clientes.

Logo na primeira linha do texto, o banco estatal avisava que estava se "antecipando a uma nova e possível queda na taxa básica de juros na semana que vem" e, portanto, diminuiria em até 20% as taxas cobradas nas principais linhas de crédito para as pessoas físicas.

Em seguida, o presidente da instituição, Jorge Mattoso, comemorava a decisão, repetindo a expectativa de "nova redução da taxa Selic" e dizia que esperava "continuar expandindo suas operações de crédito comercial, oferecendo juros mais baixos".

Depois de listar as taxas que mudarão a partir da próxima segunda-feira, o texto voltava a destacar que "além da antecipação da esperada queda da Selic no próximo dia 8", a Caixa irá diminuir também o chamado "spread" --a diferença entre o juro pago para captar os recursos no mercado e o valor cobrado dos clientes.

A nota desagradou à cúpula do BC e, depois de uma série de atritos nos bastidores, a Caixa tentou suspender a divulgação da decisão, cancelando a nota oficial divulgada.

No BC, avaliou-se que tanto o momento do anúncio quanto a forma como ele foi feito foram infelizes. Primeiro, os diretores da instituição não gostaram da referência da Caixa a decisões do Copom que ainda não foram sequer discutidas. Além disso, integrantes do governo consideraram que a medida seria mal interpretada por ter sido anunciada em meio às críticas da CNBB. Oficialmente, porém, a assessoria de imprensa do BC afirmou que não houve nenhuma interferência da direção do banco para que a Caixa suspendesse o anúncio.

Os analistas do mercado esperam uma redução de 0,75 a 1 ponto percentual na Selic, hoje em 17,25% ao ano.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/315353/visualizar/