Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 03 de Março de 2006 às 07:22
Por: Marcia Carmo

    Imprimir


O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse que está sendo preparada uma “MP do Bem”, com redução de impostos, para o setor agrícola brasileiro.

Ele criticou as taxas de juros altos e a taxa de câmbio no Brasil, aos quais atribuiu as perdas do setor agrícola, que no ano passado ficaram em R$ 20 bilhões.

“Estamos tendo seca em algumas regiões, perda na produção, juros altos que dificultam a situação e o câmbio que não ajuda as exportações”, criticou. “O câmbio está prejudicando drasticamente o setor agrícola”, insistiu.

Essa "Medida Provisória do Bem", admitiu, compensaria um setor que vem sendo atingido com a atual política econômica.

Reunião

Rodrigues esteve na capital argentina para participar da reunião ministerial, com representantes dos seis países do Mercosul ampliado (inclui Chile e Bolívia) sobre como combater a febre aftosa na região.

Mas na entrevista à imprensa brasileira, na embaixada do Brasil, ressaltou a importância da “MP do Bem” para a agricultura como saída para o setor.

“Se não tomarmos providências agora, teremos que importar alimentos, já que a área plantada no país já caiu 4% no ano passado”, disse. “O setor agrícola passa por momento muito difícil e se isso continuar vamos perceber os efeitos nos preços nacionais e internacionais, já que o Brasil é grande exportador do ramo”.

Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que o texto desta Medida Provisória – semelhante a que já foi adotada para o setor industrial - fique pronto até março para ser, provavelmente, implementada até maio.

Os detalhes do documento estão sendo discutidos nos Ministérios da Fazenda e da Agricultura.

“A agricultura gera 37% dos empregos no país, representa cerca de 30% do PIB (Produto Interno Bruto) e 40% das exportações brasileiras. É um setor fundamental e que precisa de atenção”, disse.

Quando perguntado se a iniciativa poderia estar vinculada, mesmo que indiretamente, ao ano eleitoral, ele negou. Mas em seguida disse: “Acho que o presidente Lula fará o próximo governo com uma nova equipe. Tenho certeza de que ele será reeleito”.

Aftosa

Ele lembrou que a febre aftosa gerou perdas de cerca de R$ 300 milhões ao setor brasileiro entre outubro, quando o vírus foi detectado no Mato Grosso do Sul e no Paraná, em dezembro do ano passado.

Mas disse que espera que o Chile e a Rússia decidam, em breve, a respeito do embargo total das compras da carne bovina e da carne suína do Brasil.

A Rússia, recordou, é o maior comprador individual da carne de boi (25% do total da produção) e de porco (70%) do Brasil.

Já o Chile importava, antes da descoberta da aftosa, cerca de 10% da produção nacional.

“Minha esperança é que nos próximos seis meses sejam suspensos estes embargos aos produtos destes dois estados (Paraná e Mato Grosso do Sul)”, disse.

No encontro, os ministros marcaram nova reunião para os dias 12 e 13 de abril, em Brasília, e combinaram que cada país apresentará propostas para o combate da doença que desde 1998 afeta um ou outro país da região, sendo sempre o mesmo vírus de transmissão.

“Nós sabemos que é o mesmo vírus dando voltas, mas também temos problemas como a falta de recursos, de pessoal e de contrabando (do gado não vacinado) entre uma fronteira e outra”, ressaltou.

Atualmente, disse, a lista de embargo total ou parcial a carne brasileira inclui 54 países.

Ele contou que as autoridades argentinas confirmaram novo foco da aftosa na província de Corrientes, fronteira com o Brasil e o Paraguai, onde no mês passado a doença foi registrada.

Segundo ele, o Brasil não mudará as medidas adotadas, já que o vírus está no mesmo local da descoberta feita em fevereiro. “Não muda nada”, disse.

Rodrigues comentou ainda as especulações em torno do preço do etanol (álcool) no Brasil, dizendo que é preciso ampliar os hectares plantados para aumentar a oferta do produto.

“Com os juros altos fica difícil estimular a estocagem do produto, já que o setor privado precisa de financiamento para isso”, afirmou.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/315406/visualizar/