Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 25 de Fevereiro de 2006 às 20:00

    Imprimir


Milhares de bailarinos vestidos de diabo encabeçaram no sábado o famoso desfile de danças folclóricas de Oruro, em uma colorida "entrada" do carnaval que reuniu o presidente Evo Morales e mais de 200 mil pessoas na cidade mineira boliviana. O baile que representa a eterna luta entre o bem e o mal terminou como indica a tradição: com os diabos sem máscaras e de joelhos diante da Virgen del Socavón, patrona dos mineiros do altiplano boliviano e rainha do carnaval andino.

Morales, que em sua juventude foi trompetista de uma das bandas folclóricas de Oruro, foi o convidado de honra do festival e respondeu a muitas mostras de afeto descendo do palco várias vezes para se juntar ao baile.

O vice-presidente, Alvaro García, disputou com Morales a preferência de poucas bailarinas vestidas com saias de múltiplas pregas.

Grupos de várias danças de raízes indígenas e espanholas completaram o desfile.

Reconhecida como patrimônio da humanidade pela Unesco, a "entrada" é o orgulho dos moradores de Oruro, que parecem viver todo o ano à espera da grande festa.

Na demonstração folclórica de 18 horas, por quase cinco quilômetros, participaram no sábado mais de 30 mil bailarinos, divididos em 60 grupos que mostravam a diversidade cultural e étnica dos bolivianos.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/316586/visualizar/