Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 21 de Fevereiro de 2006 às 15:10
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


O secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, e o coordenador dos consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e social do Governo, Neurilan Fraga, apresentam para várias entidades, amanhã, a partir das 14 horas, na sala de reuniões da Seder, o programa de Desenvolvimento Regional do Estado – o MT Regional que levará oportunidade de desenvolvimento para todas as regiões.

O MT Regional integra os consórcios que já estão beneficiando moradores de 40 municípios. Em breve, mais 16 municípios do Vale do Araguaia devem aderir ao projeto que visa fomentar as cadeias produtivas e melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

A finalidade do MT Regional é a organização de um programa único de Estado para o desenvolvimento local e regional com agregação de renda, trabalho, inovação e competitividade das cadeias produtivas. Associado a parceiros privados e públicos, Municípios, produtores rurais, agroindústrias, lideranças e comunidade em geral, a meta do programa é desenvolver ações integradas para promover o desenvolvimento sustentável, conservação dos recursos naturais e preservação do meio ambiente.

Participam da reunião para implementação do MT Regional parceiros do Governo em vários projetos e representantes de entidades como a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Banco do Brasil, Famato, Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além de ministérios como o de Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Agricultura familiar - Na ocasião, o presidente da Empresa mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), Aréssio Paquer, fará o lançamento da 1ª Feira da Agricultura Familiar do Estado (Agrifam). É o evento mais importante para a agricultura familiar no Estado. A feira acontecerá no município de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá), no Centro Regional de Pesquisa e Difusão de Tecnologia da Empaer, nos dias 29, 30 e 31 de março.

O produtor vai presenciar novas tecnologias e serviços voltados para o agricultor familiar com demonstração de unidades de produção, dinâmica de máquinas e equipamentos, informações sobre crédito rural, linhas de financiamento e outros.

Estarão presentes à reunião o diretor de operações da Emaper, Jaime Bom Despacho da Costa, o diretor de pesquisa, Antonimar Marinho dos Santos, e coordenadores das regiões de Barra do Bugres, Cuiabá, Rondonópolis, Juína, Barra do Garças, São Félix do Araguaia, Cáceres, Sinop e Alta Floresta, além de pesquisadores e técnicos do órgão.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317697/visualizar/