Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 21 de Fevereiro de 2006 às 14:41
Por: Teresa Cardoso

    Imprimir


O presidente do Senado, Renan Calheiros, declarou, na manhã desta terça-feira (21), que o Legislativo poderá submeter a votação, ainda este ano, proposta de emenda à Constituição (PEC) que extingue a possibilidade de reeleição para presidente da República. Renan atribuiu as irregularidades hoje investigadas pelas comissões parlamentares de inquérito ao instituto da reeleição.

O senador fez essas declarações ao final de cerimônia realizada no Ministério das Comunicações, quando, ao lado do ministro Hélio Costa, participou de assinatura de convênio para a implantação de 35 telecentros comunitários em Maceió. Na entrevista, uma repórter perguntou por que o Senado, sendo a mais ágil das Casas do Congresso, não aprova logo um projeto acabando com a possibilidade de reeleição do presidente da República .

- Se houver consenso, nós vamos colocar isso em votação. Essa é uma matéria polêmica, que já dividiu muito e continua a dividir, mas eu sou contra a reeleição. Acho que não tivemos com relação a isso um bom aprendizado, cem anos depois de termos reeleição no Brasil. Se depender de mim, nós acabaremos com a reeleição para os próximos presidentes.

Indagado sobre se concordava em esticar, em mais um ano, o mandato do presidente da República para que a proibição de reeleição vigorasse só para as eleições seguintes, Renan respondeu que a tese deve valer só para os próximos mandatos.

- Não neste mandato, mas nos próximos. Concordo com a coincidência das eleições. Acho que eleição de dois em dois anos educa, mas se não definirmos claramente as regras de financiamento, acabaremos colaborando para repetir essas coisas absurdas que aconteceram e que nós estamos a investigar.

O presidente do Senado voltou a ser perguntado se essa é uma agenda para este ano. E respondeu que poderá ser.

- Acho que pode ser. O meu trabalho é compatibilizar o funcionamento normal das duas Casas do Congresso com as eleições, pensando temas de interesse comum. Um deles poderia ser a reeleição.

Presidente do Senado participa de convênio para inclusão digital em Maceió





Fonte: Agência Senado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317717/visualizar/