Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 20 de Fevereiro de 2006 às 14:15

    Imprimir


“A gestão por projetos possibilita integração entre as áreas da empresa e dá maior agilidade por meio de um bom planejamento às ações”. Esta afirmação é do gestor de portfolio da Unimed Cuiabá, Flávio Gomes, ao avaliar os resultados obtidos com o programa que segue as normas do PMI (Project Management Institute) dos Estados Unidos. A implantação da metodologia na cooperativa, foi orientada pela consultora internacional de projetos Margareth Carneiro, de Brasília, e entrou em funcionamento no ano passado e vem otimizando as ações desenvolvidas pela cooperativa.

Segundo Flávio Gomes, o projeto atua em cima das melhorias traçadas pela direção. O planejamento estratégico de 2005 gerou 67 projetos, sendo que 39 foram concluídos e cerca de 20 estão em andamento. “Dois foram incorporados a outros projetos e o restante vai ter início este ano, sendo que todos sem exceção geraram ótimos resultados”, frisa o gestor de portfolio.

Na opinião da coordenadora de Recursos Humanos da Unimed Cuiabá, Rosa Maria Marques, a gestão por projetos agiliza o trabalho e exige o cumprimento dos prazos estabelecidos no planejamento. “Os processos são executados com mais detalhamento, e dessa forma visualizamos os resultados. Além disso, o registro é permanente”, sublinha a coordenadora de RH.

Flávio Gomes acrescenta que o programa está revolucionando a Unimed Cuiabá justamente porque as ações de cada setor deixaram de ser isoladas. “Agora, acompanhamos a execução de cada etapa dos projetos relacionados para o período em tempo real. Atualmente, a empresa não somente segue o balanço contábil da cooperativa, olhando para o passado como referência, mas usa a gerência de projetos para se planejar e se posicionar no futuro”, “Hoje não somos mais reativos, a pró-atividade, uma das características marcantes da gerencia de projetos tem imprimido uma marca forte na cultura da Unimed Cuiabá”, “Toda nossa área estratégica, já foi capacitada e agora no ano de 2006 capacitaremos a área tática da empresa. A metodologia vem sendo bem absorvida pelas áreas, sendo que o envolvimento da alta direção é vital e isso nos tem assegurado muitos resultados favoráveis, resultados esses que nos encaminham para a formação de um escritório de Projetos (PMO – Project Management Officer), que é um dos objetivos macros da gestão de projetos para 2006”, disse o gestor de portfolio, destacando que a empresa está no caminho certo.

Flávio observa também que a certeza desse caminho ficou evidente quando os funcionários começaram a manifestar interesse por informações e capacitação. “A empresa ao quebrar paradigmas culturais na maneira de administrar tornou-se espelho para outras operadoras”, esclarece o gestor .

Para o presidente da Unimed Cuiabá, Kamil Fares, a decisão de investir no programa de projetos partiu da necessidade de não acomodar. “Nossa administração estabeleceu que todas as metas no planejamento estratégico têm prioridade. Com isso, resolvemos uniformizar os atos e os resultados são excelentes”, aponta Kamil Fares.

O sucesso da gestão de projetos está levando a Unimed Cuiabá a se destacar em nível nacional. No início de fevereiro, o presidente e o diretor executivo, Paulo Brustolin, apresentaram à direção da Central Nacional Unimed, em São Paulo, a aplicação da ferramenta de inteligência administrativa. “O modelo de administração da Unimed Cuiabá está atravessando fronteiras”, acredita Kamil Fares, informando que o presidente da Central ficou impressionado com os resultados.





Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317988/visualizar/