Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 19 de Fevereiro de 2006 às 04:20

    Imprimir


O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, afirmou hoje que "seria um erro ter pressa" para resolver o conflito do terrorismo da ETA porque "o processo levará anos e haverá momentos difíceis".

Zapatero fez estas declarações em entrevista publicada hoje pelo jornal ABC, horas depois que a organização terrorista emitiu um comunicado no qual coloca a necessidade de "dar passos" para solucionar o conflito no País Basco, mas não oferece uma trégua nem o abandono das armas.

O chefe do Executivo espanhol considera que o Governo, o Estado e o país precisam do conservador Partido Popular para "enfrentar o processo do fim da violência" e expressa sua disposição em falar sobre este tema com o líder da oposição, Mariano Rajoy.

Zapatero diz na entrevista que o processo para a paz no País Basco não é uma questão "nem de um dia, nem de um mês, nem de um ano" e acrescenta que "não temos pressa" porque o contrário seria "um erro histórico".

A ETA matou mais de 800 pessoas desde que na década de 70 iniciou as atividades terroristas para reivindicar a independência do País Basco.

Desde maio de 2003 não houve assassinatos por parte do grupo, mas sim atentados que deixaram danos materiais.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318152/visualizar/